UOL Entretenimento Televisão

19/12/2007 - 16h07

As mulheres não entendem o que os homens dizem, diz autora de "Dicas de um Sedutor"

Do PopTevê

Divulgação/Globo

Luiz Fernando Guimarães vai interpretar um James Bond brasileiro especialista em sedução

Em um mundo cada vez menos romântico, a sedução vai se aproximando mais e mais das táticas militares. A tese é defendida por Rosane Svartman e Ricardo Perroni, as mentes criadoras por trás do especial "Dicas de um Sedutor", que a Globo vai exibir na próxima quinta-feira (20), às 23h, logo após o especial de Natal da "Grande Família.

"A mulher deixou de ser alvo e passou a ser flecha. Mas, mesmo sendo menos passiva, ela não entende o que os homens querem dizer", reconhece Rosane, que roteirizou e dirigiu o filme "Como Ser Solteiro", outro "manual" dos relacionamentos modernos.

O Conselheiro

É aí que entra Santiago, o sedutor do título, vivido por Luiz Fernando Guimarães e definido pelos autores como "o amigo que toda mulher gostaria de ter". "Mais que um conselheiro, ele é um tradutor. Explica o comportamento dos homens e ensina as estratégias para que elas consigam o que querem", adianta Ricardo.

No último dia 6, começaram as gravações do especial no estúdio que reproduz o escritório de Santiago. Luiz Fernando, que em 2007 protagonizou a terceira temporada de "Minha Nada Mole Vida" e o quadro "Super Sincero", diz que o que o seduziu no programa foi a simplicidade. "É um texto despretensioso e que tem muitas possibilidades de trabalhar o humor", argumenta.

Cláudia Abreu faz coro com o protagonista. Longe dos estúdios desde o final de "Belíssima", em 2006, a atriz voltou ao batente para viver Adriana, uma das clientes de Santiago, a convite do amigo José Lavigne. "Impossível não aceitar essa proposta. Os especiais são o que há de melhor, porque são lapidados de uma forma única", explica.

Adriana é uma mulher "enrolada" por Rick, intepretado por Daniel Boaventura, que gosta dela tanto quanto de sua vida de "bon vivant" e, por isso, se recusa a tornar a relação oficial. Cláudia acredita que a personagem é bastante comum. "Ela não é neurótica, apenas apaixonada. Adriana quer ser aceita e decide procurar ajuda", defende a atriz.

Sem sexo

Na primeira cena gravada no escritório de Santiago, a personagem recebe uma ligação do "affair" --e é aconselhada pelo profissional a jantar com Rick, mas dispensando qualquer envolvimento mais "carnal". "Jantar sem motel... que coisa sem graça, né?", brincou Luiz Fernando.

Do outro lado das câmaras, o irrequieto diretor José Lavigne movimentava-se constantemente pelo estúdio. O comportamento ativo, porém, não se traduz no resultado que o telespectador vai ter --pelo menos é o que garante Lavigne, que diz se inspirar nos mesmos traços sóbrios do escritório e do guarda-roupa de Santiago. "Ele é um cara requintado, uma espécie de "James Bond" brasileiro. Vou levando muito a partir disso", compara o diretor.

O "007 tupiniquim" terá diversos apetrechos divertidos para se aproximar dos alvos de suas investigações: os homens. Em seu closet, ternos e gravatas dividem espaço com próteses e bigodes falsos, que ajudam nos disfarces. As caracterizações, porém, passam longe do preciosismo visto em filmes de espionagem.

"É tudo meio improvisado. Ele não é um cara que se programa para essa encenação", esclarece Júlio Miranda, Coordenador de Produção encarregado de cuidar de tudo o que envolve o personagem de Luiz Fernando. Os disfarces menos rebuscados são um alívio para o ator, aliás. "Não coloco peruca de jeito nenhum! Eu já sei a cara que eu fico, é ridículo", garante, entre gargalhadas.

(por Louise Araújo)
Mais
Globo testa "James Bond do amor" em especial de Natal
Episódio de Natal de "A Grande Família" tem suspense em maternidade
Histórias cômicas se entrelaçam no especial de fim de ano "Casos e Acasos"
Especial "Os Amadores" retoma com humor temas como a morte e a crise dos 40

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host