UOL Entretenimento Televisão

20/11/2007 - 15h40

"Beleza Pura" começa suas gravações muito antes da estréia

do PopTevê

Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias

Regiane Alves e Edson Celulari gravam cena de ''Beleza Pura'' em dia de chuva

A estréia é só no ano que vem (a previsão é para 18 de fevereiro) mas "Beleza Pura" já começou a ser gravada. As gravações da trama, que vai ocupar o horário das sete na Globo, começaram em Niterói, cidade vizinha ao Rio de Janeiro. Os primeiros a encararem o batente foram os protagonistas, Edson Celulari e Regiane Alves. Ela como a dermatologista Joana, ele como o engenheiro aeronáutico Guilherme. A dupla, claro, vai se apaixonar - mas não sem uma boa dose de humor. "Ainda estou me 'adaptando' ao Guilherme, mas acho que o público vai se divertir bastante com as histórias dos dois", garantiu Edson.

Uma delas é o primeiro encontro do futuro casal. Sem perceber, Guilherme vai "ensopar" Joana ao passar de carro ao lado da jovem. Sem ver o rosto dele, só resta à médica memorizar a placa do carro. A cena, a primeira a ser gravada pela equipe, não precisou de efeitos especiais, já que neste dia chovia em Niterói, para satisfação de Rogério Gomes, diretor geral da produção. "Como já estava previsto usarmos um temporal, foi ótimo. Nem precisamos apelar para a chuva artificial", comemorou.

Apesar de feliz com o resultado, Regiane confessou que ter ficado debaixo de tanta água cobrou seu preço. "Foram quatro horas tomando chuva. Acabei pegando um resfriado", revelou, bem-humorada.

No dia seguinte, a história continuava exigindo bastante água - mas, ironia do destino, não caiu uma gota do céu. O jeito foi usar duas potentes mangueiras, que "fecharam o tempo" para a cena. Joana volta a encontrar Guilherme em meio a sua busca pela mãe. Deixada em um orfanato ainda bebê, ela consegue chegar até o endereço de Sônia - interpretada por Christiane Torloni e vizinha do engenheiro - mas descobre que a empresária morreu em um acidente de helicóptero. Sem reconhecer Guilherme nos corredores do prédio, ela acaba cedendo às investidas do "bonitão". Na garagem do prédio, porém, ela vai identificar a numeração do carro que a molhou no dia anterior e fará um escândalo. "Não tem como evitar, já que a Joana é bem 'nervosinha'. Mas será uma coisa bem comédia romântica", adiantava Regiane antes de entrar em cena.

Dito e feito: no subsolo de um edifício em Niterói, ela e Edson ensaiaram as falas em meio a muitas risadas. Diante do carro do protagonista, a jovem dá uma bronca em Guilherme. "O senhor é um grosseirão, Guilherme Medeiros!", repetia Regiane, na pele de uma enfurecida Joana. Acompanhando atentamente, Rogério dava as deixas e fazia as marcações. "Vai terminar aí e corta para o comercial", orientava o diretor, que, pela primeira vez, vai capitanear um folhetim. Com 18 capítulos escritos em suas mãos, ele torce para conseguir colocar a novela no ar com a maior frente possível. Mas deixa claro que não pretende acelerar demais os trabalhos. "Mais tarde, o cronograma de novela sempre aperta. Enquanto puder fazer com calma, vou aproveitar", argumenta.

Apesar de ter um enredo bem tradicional, a novela aposta no novo: Novo diretor, com a estréia de Rogério, nova autora, com Andrea Maltarolli, que assina sua primeira novela solo, e nova protagonista. Regiane debuta no papel principal de uma produção da Globo. A atriz só vê vantagens nessa renovação. "Está todo mundo dando as mãos e encarando juntos. Isso dá um gostinho bem especial", vibra. A opinião entusiasmada é compartilhada pelo companheiro de cena Edson Celulari. "Claro que existe a expectativa, mas todos estão bem relaxados, o que é extremamente saudável para o projeto", explica o galã, com a experiência de quem já encara o ofício há quase 2 décadas.

Finalmente "Beleza Pura" traz uma última novidade: a do uso, em estúdio, do HDTV (em inglês, sigla para "High-Definition Television") ou Televisão de Alta Definição, padrão que será utilizado nas transmissões no Brasil, ainda que em fase experimental, a partir de dezembro desse ano. O recurso, que já é uma constante em gravações de externas, será aplicado pela primeira vez em cenas gravadas nos estúdios. Apesar da experiência prévia, Rogério explica que a adaptação ainda é difícil. "Essas câmaras pegam todos os detalhes, então temos de ter muito mais cuidado com maquiagem e iluminação, por exemplo. Estamos "apanhando" um pouco", reconhece o diretor, ressaltando que a novela não será transmitida no formato de alta definição.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host