UOL Entretenimento Televisão

14/11/2007 - 18h27

"Nunca me sinto segura ao fazer uma cena", diz Fernanda Vasconcellos

Do PopTevê

Divulgação

Fernanda Vasconcellos interpreta Laura, sua primeira protagonista

É fácil imaginar a pressão e o nervosismo de Fernanda Vasconcellos, que aos 23 anos e em seu terceiro trabalho na TV, tornou-se Laura, a protagonista da novela "Desejo Proibido". Nem o fato de já ter atuado em uma novela das oito a deixa mais segura. A atriz, que se diz muito ansiosa, explica o motivo por que se sente assim. "A gente nunca pode estar seguro. É igual a dirigir, sempre quem bate de carro é quem acha que sabe dirigir. Acho que a profissão do ator também é assim. Nunca me sinto segura ao fazer uma cena", revela.

Para diminuir a ansiedade e diferenciar a personagem Laura de seu último trabalho na TV --a Nanda, de "Páginas da Vida"--, a atriz passou por uma preparação intensiva. Durante três meses Fernanda fez preparação vocal, instrução corporal e aulas de equitação. Por isso, Fernanda acredita que não poderá comparar o resultado dos dois trabalhos. "A Nanda aconteceu sem querer. Não foi querendo acertar que eu acertei. Foi na raça, trabalhando, chorando, errando que deu certo. Agora fiz uma preparação muito maior", diferencia.

Laura é considerada fruto de um milagre na fictícia cidade de Passaperto, pois foi encontrada por Ana (Letícia Sabatella), ainda bebê, à beira do rio Itareré. Ana vai aproveitar que não consegue ter filhos e a adotará. Mas a doce personagem vai brigar bastante com Chico Fernandes (José de Abreu), seu pai machista.

Por isso, a primeira coisa que a baixinha Fernanda, de 1,58 m de altura, precisou aprender foi a impostar a voz para bater de frente com José de Abreu e superar a diferença de altura entre os dois. "Enfrentar o José de Abreu é muito difícil porque ele é muito forte e a Laura é a única pessoa que ele respeita e que tem tanta força quanto ele. Costumo pensar que ela tem a força de um vilão e a doçura de uma heroína", explica.

Divulgação

Divulgação

Fernanda com Murilo Rosa, que vive o Padre Miguel, o par romântico

Em meio a tantas aulas e preparação, Fernanda nem ligou quando foi avisada que, por se tratar de uma novela de época, precisaria cortar seus cabelos. "Eu já estava tão preocupada com tudo isso que pensei: que venha a Laura, vamos cortar o cabelo!", brinca. Entre as preocupações que ocupavam a mente da atriz estava a pronúncia correta das palavras, já que ela acredita ser um erro a entonação exagerada dada por certos atores em novelas de época. "Muitos atores acham que, por ser novela de época, eles precisam dar uma sonoridade diferente e acabam errando na entonação", avalia.

Na história, Laura namora Henrique (Daniel de Oliveira). Mas a relação entre os dois é fruto do interesse da avó do rapaz, Cândida (Eva Wilma). Ela pretende ter de volta os direitos sobre suas terras ao casar os dois. Mas a relação entre quase-irmãos, já que ela é filha adotiva, desandou depois do encontro da mocinha com o Padre Miguel (Murilo Rosa).

Fernanda, no entanto, não acredita que o relacionamento entre a personagem e Henrique se encerre só por esse motivo. "Se não aparecesse o Miguel, a Laura ia continuar com o Henrique desde que ele não sufocasse a liberdade dela. A mãe dela ensinou que a liberdade é o bem mais precioso que ela tem", adianta. Fernanda não acredita que o amor entre o religioso e ela vá sofrer algum preconceito. "O amor deles é muito puro e acho que todos vão entender assim", acredita.

(Kelly Valente)
Mais
Letícia Sabatella interpreta filha de índia em "Desejo Proibido"
Globo se repete em nova novela das 18h
Autor de "Desejo Proibido" teme horário de verão
"Desejo Proibido" traz triângulo amoroso entre casal e padre

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host