UOL Entretenimento Televisão

25/07/2007 - 17h48

"A minha receita eu faço em casa, na TV eu presto um serviço", diz o chef Edu Guedes

Da Redação
Pratos com ingredientes baratos e fáceis de serem preparados é o segredo da culinária de Edu Guedes. O chef, que comanda o programa "Hoje em Dia" ao lado de Ana Hickmann e Britto Jr, afirma que seu cardápio predileto é arroz, feijão, bife à milanesa e batata frita. Uma combinação tão simples quanto suas receitas. Ele, que diz experimentar de tudo um pouco, quer que seu trabalho atinja o maior número de pessoas possível e gosta de ensinar comidas que permitam as adaptações dos telespectadores: "a minha receita eu faço em casa, na TV eu presto um serviço".

A simplicidade do cardápio do "Hoje em Dia", no entanto, está longe de ser a marca registrada de sua sorveteria em São Paulo, uma das mais badaladas da cidade e que traz sabores inusitados como berinjela, parmesão e manjericão.

No Bate-papo UOL, desta terça-feira (25), ele disse que testa várias vezes as receitas antes de ir ao ar e que ensinar culinária na televisão não é fácil.


Leia a seguir a íntegra do bate-papo que contou com a participação de 221 internautas

(03:15:25) Edu Guedes: Eu quero agradecer ao convite e estou muito feliz de estar aqui.

(03:07:16) Edu-Franz: Edu, como surgiu o seu interesse por culinária?
(03:16:43) Edu Guedes: Edu-Franz, primeiramente quero agradecer a todos que me elogiaram. Desde pequeno eu gostava de cozinha. Eu comecei profissionalmente dos 17 aos 18 anos. Foi quando vi que ia conciliar aquilo que eu gostava com o lado profissional.

(03:17:15) Edu Guedes: Como comecei a gostar de culinária: Desde pequeno eu ajudava a minha avó materna. Então sempre convivi com massas de macarrão e pão...

(03:09:11) milinha ssa: Edu vc quando era criança já tinha interesse por culinária? Qual é o prato que vc mais gosta de fazer? tem alguma receita que sua mãe que te passou?
(03:18:15) Edu Guedes: milinha ssa, na Itália o simples arroz é visto como um prato. No Brasil, com um prato simples de arroz é possível fazer um prato legal como o risoto. O arroz é um ingrediente que combina com muita coisa, é muito versátil, com o que tiver na geladeira dá para fazer.

(03:32:49) Geovanna/UOL:

Edu Guedes conversa ao vivo no Bate-papo UOL. (crédito: Eduardo Piagentini/UOL)

(03:13:52) Bruna: Edu como é sua relação com a Ana e o Britto???
(03:19:08) Edu Guedes: Bruna, no começo nós éramos colegas de trabalho. A Ana eu já conhecia do "Tudo a Ver" e o Britto eu conheci depois. Hoje posso dizer que sou bastante amigo deles tanto na TV como fora também.

(03:18:02) Edu-Franz: Edu, você esperava que o programa "Hoje em dia", ia fazer tanto sucesso?
(03:20:02) Edu Guedes: Edu-Franz, este era um programa que já fazia sucesso, então já era esperado. Eu sei o tipo de público, o carinho que estas pessoas tem e o quanto somos importantes para elas. Estas coisas estão vindo como consequência deste trabalho que vai fazer dois anos em agosto.

(03:22:02) Edu Guedes: Sobre como comecei: Em 1997 eu ganhei um prêmio na Itália, entre os três melhores do mundo o sorvete da Stuppendo estava lá. Aí a Claudete Troiano, da Gazeta, me convidou para o seu programa e depois me convidou na semana seguinte, daí comecei a ir toda a semana. E ela me chamou quando foi para a Record. Depois o Paulo Henrique me convidou para o "Tudo a Ver" e agora estou no "Hoje em Dia". Então um trabalho foi sendo consequência do outro, sempre sobre gastronomia.

(03:18:24) Senna: Se alguma vez ao fazer a receita lá na Rede Record já chegou a falar uma marca de um determinado produto e não poderia por não ter fechado com o programa? Exemplo: Leite Condensado. Vou colocar uma lata de Leite Moça!
(03:23:25) Edu Guedes: Senna, nós trabalhos com produtos de qualidade, a Record dá condições para a gente. Temos grandes patrocinadores. Por exemplo, trabalhamos com a Sadia, mas posso falar de outros produtos sem problemas. Também com a Coca-Cola. A Record dá oportunidade de sermos o que somos.

(03:36:35) Geovanna/UOL:

Edu Guedes conversa ao vivo no Bate-papo UOL. (crédito: Eduardo Piagentini/UOL)

(03:20:45) Senna: Quantos sabores atualmente tem a sua sorveteria? Qual o máximo de sabores já colocou em 1 só ano?
(03:26:26) Edu Guedes: Senna, nós mudamos e sempre tem 40 sabores que ficam expostos. Destes 40 sempre tem sabores que ficamos renovando. Já passaram mais de 200 sabores. Nós criamos alguns por pedidos. Por exemplo, um amigo que trabalha em restaurante de hotel e quer determinado sabor e também chefs de restaurantes que pedem sabores diferentes. O legal é experimentar para saber se gosta ou não. Como sorvete de gorgonzola com figo e nozes. Já fiz de berinjela, ela combina bem como uma entrada como o parmesão.

(03:21:42) alex - gastroSENAC: vc se formou em qual faculdade?
(03:28:50) Edu Guedes: alex - gastroSENAC, primeiro fiz administração de empresas na FMU. Depois fui estudar na Itália em Bologna. Estudei pasticeria, culinária italiana e tradicional. Mas o que eu faço são receitas que sejam viáveis ao nosso bolso para tentar pegar o maior número de pessoas. Primeiramente, a receita tem que ser gostosa, depois tem que ser viável e prática, rápida de fazer.

(03:29:31) Edu Guedes: Sobre as receitas: Hoje eu tenho um banco de dados. Na Record tem mais de mil receitas. E de acordo com os pedidos eu vou mudando. Recebo muitos pedidos por carta, e-mail e telefone.

(03:23:38) Diego: Como é a sua rotina no dia-a-dia tanto na vida profissional quanto na pessoal?
(03:31:40) Edu Guedes: Diego, eu acordo bastante cedo para ir para a Record onde começamos às seis e pouco. E tenho outros trabalhos além da Record. Também temos bastante reuniões por lá. Os outros trabalhos eu faço com empresas ou produtos. Já fiz várias campanhas publicitárias como a da Pernambucanas, lancei um vinho também. E no mês que vem vou lançar um livro. Também tenho uma revista chamada "Cozinhando com Edu Guedes". É bastante coisa.

(03:32:35) Edu Guedes: Sobre cozinhar: Eu costumo cozinhar para mim mesmo. E eu gosto de comer. Na Record nós testamos todas as receitas antes.

(03:26:29) Sergio Brito-RJ: Edu Guedes, eu faço parte de duas comunidade do Orkut de quase 6000 membros, que são de pessoas que odeiam Queijo. Eu não assisto o Programa de Televisão da Ana Maria Braga porque ela só faz pratos enriquecidos com queijo, pois ela é uma verdadeira ratinha. Você é o único chefe que varia bastante os seus pratos, que por sinal são todos nota 1000!!! Eu sei porque cozinho também em casa rs rs e absorvi muitas dicas suas. Pergunto.: Quando você escolhe os pratos para apresentar, você faz pesquisa sobre a sua aceitação em relação a quem assiste o seu Programa, ou vai na sorte? Você já sabia que existia a comunidade dos odeiam queijo?
(03:35:56) Edu Guedes: Sergio Brito-RJ, eu não sabia desta comunidade. Eu acho espetacular o trabalho da Ana Maria e de outras pessoas que cozinham também. Em meu trabalho eu procuro fazer coisas simples e dar possibilidade para as pessoas adaptar a receita a seus gostos. Já teve gente que disse que a minha receita não tinha personalidade por conta disso, e eu falo que a minha receita é a base. A personalidade quem vai dar é o telespectador. Como, por exemplo, no Nordeste que não tem determinado produto. A partir de uma receita básica eu tento dar a possibilidade de improvisarem e fazer o que elas gostam. A minha receita eu faço em casa, na TV eu presto um serviço pensando nas pessoas que assistem. Como o pão de queijo que é possível adaptar para pão de mandioca. É preciso ter a cabeça aberta. O meu maior aprendizado que tive foi nas ruas, é preciso estar aberto para aprender.

(03:40:26) Geovanna/UOL:

Edu Guedes conversa ao vivo no Bate-papo UOL. (crédito: Eduardo Piagentini/UOL)

(03:36:36) Edu Guedes: Sobre o que não gosto de comer: Não tem nada de que eu não goste. Eu tenho muita vontade de comer tudo. Mas o que eu mais gosto é de arroz, feijão, bife e batatas fritas. Mas é um arroz com feijão diferente.

(03:30:55) alex - gastroSENAC: qual sua maior dificuldade quando começou a trabalhar nessa área?
(03:37:40) Edu Guedes: alex - gastroSENAC, tem muitos trabalhos que faço, então é preciso se dedicar muito tempo a isto. No começo eu tive dificuldades porque, por exemplo, não temos fins de semana. Então às vezes se perde um pouco, mas com o tempo me adaptei.

(03:38:55) Edu Guedes: Sobre a decisão de mudar de profissão: Administração foi muito importante para eu entrar no meu primeiro trabalho no banco e agora também é para administrar os meus negócios. Eu ouço muito as pessoas e procuro transmitir tudo o que eu aprendo.

(03:31:19) Mony: Edu tem uma receita que vc fez na casa da Ana, um peixe já tentei mas não consegui via email na Record tem como vc passar um email onde possa conseguir esta receita?
(03:40:00) Edu Guedes: Mony, vou anotar. E no site, se você clicar em peixe com certeza aparecerá todos as receitas de peixe, mas se este não estiver lá, amanhã estará.

(03:31:20) Stephanie: Edu... você está reformulando seu site né??? Quais as novidades por lá??
(03:41:12) Edu Guedes: Stephanie, a primeira coisa que pedem são as receitas, então terá na primeira página acesso a todas as receitas. Também haverá possibilidade de participarem do site. Colocarei curiosidades do programa, bastidores, informações sobre vinho, dicas de compras. Ele vai ficar bem legal.

(03:33:38) Roberta: você poderia passar uma receita de sorvete no programa?
(03:41:57) Edu Guedes: Roberta, no site se clicar em sorvete terá uma receita bem básica e gostosa de sorvete. O meu site é www.eduguedes.com.br e o da Record é www.rederecord.com.br/programas/hojeemdia.

(03:43:08) Geovanna/UOL:

Edu Guedes fala de seu trabalho na televisão ao vivo no UOL

(03:34:24) estudante: O que vc não gosta de fazer na cozinha? Qual prato?
(03:43:03) Edu Guedes: estudante, eu procuro não fazer comida cara ou com produtos difíceis de se encontrar.

(03:39:26) janaina: Edu você se acha um homem bonito?
(03:43:14) Edu Guedes: janaina, na medida do possível, sim.

(03:40:20) Diego: Edu quando você começou a apresentar o programa você era mais tímido que agora, foi o tempo de trabalho que te deu mais segurança?
(03:45:14) Edu Guedes: Diego, eu sou tímido, mas sempre procuramos melhorar. No programa é preciso conversar com várias pessoas ao mesmo tempo então vamos melhorando. Cozinhar na televisão não se aprende de um dia para o outro. E explicar as receitas na TV, mesmo que eu já tenha feito várias vezes, é difícil, pois temos que nos adaptar ao tempo que temos. E eu procuro fazer da melhor forma.

(03:41:44) Pan Rio 2007: oi sou a lucas de arapongas pr, quando vcs 3 fazem gerra de comida como é nos bastidores pra vcs se limparem para voltar ao programa?
(03:46:49) Edu Guedes: Pan Rio 2007, geralmente estas coisas acontecem nos bastidores, nos intervalos. Aí o nosso diretor liga todas as câmeras. Já aconteceu com farinha, com água. É um bastidor que vira real, um making off em que não é nada programado. Já tivemos que sair no meio do programa para tomar banho.

(03:45:27) Geovanna/UOL:

Edu Guedes conta como é cozinhar ao vivo na televisão (crédito: Eduardo Piagentini/UOL)

(03:43:17) Criska31: nós também estamos muito felizes em poder tc com você, mas gostaríamos de saber o que tem feito de bom, qual os seus planos para o futuro?
(03:48:11) Edu Guedes: Criska31, no próximo mês vamos lançar um livro sobre alimentação saudável onde terá várias coisas sobre gastronomia. Também sobre como comprar e escolher os produtos como carne. Terá as diferenças, por exemplo, de carboidrato e proteínas.

(03:43:23) Dhante_RN: EDU como é ser eleito pela Revista G Magazine, voltada ao publico GLS como um dos 5 homens mais sexy do Brasil?
(03:49:17) Edu Guedes: Dhante_RN, qualquer tipo de elogio é bem vindo. Mas posar para uma revista é uma coisa que eu não faria por uma questão minha. Agradeço aos elogios, mas não teria coragem. Elogio sempre é bom e se fosse pelo público feminino eu ficaria mais feliz, mas agradeço de qualquer forma.

(03:45:49) raphael jundiai: eu sou meio desastrado na cozinha mas adoro doces, tem algum que vc já tentou fazer e ao vivo não saiu como era pra sair?
(03:51:13) Edu Guedes: raphael jundiai, a primeira coisa é não dizer que é desastrado, senão você vai acreditar que é mesmo. Em casa eu costumo derrubar coisas também. No programa já aconteceu de darmos receitas erradas, mas temos que ter a coragem de falar porque deu errado. É normal dar algo errado. Às vezes o diretor me pede para ir mais rápido, mas eu sei que não dá. Então entra um comercial.

(03:48:04) pitty: dá pra comer bem gostoso sem engordar ?
(03:52:14) Edu Guedes: pitty, uma coisa que aprendi é que temos que nos alimentar com aquilo gostamos e nos faz feliz. Mas temos que comer um pouco de tudo. A dieta não é legal porque comemos só algumas coisas.

(03:53:22) Edu Guedes: Sobre ir aos mercados: Eu conheço mais de 400 mercados aqui em SP, já fui muito, mas agora tenho ido pouco. Tenho três meninas que me ajudam indo para mim ao mercado.

(03:52:22) Bruninha: Edu qual vai ser a próxima viagem sua da Ana e do Brito??????????
(03:54:45) Edu Guedes: Bruninha, estávamos programados para fazer 14 viagens. Já fomos para Belém, RJ, Natal, Rio Grande do Sul... Mas por conta do caos aéreo, a Record tomou uma atitude correta de cancelar as viagens. Não vão mais comprar as viagens via Congonhas. Se as pessoas tomarem estas atitudes estes acidentes não vão acontecer.

(03:53:29) simpatica: boa tarde, tudo bem? meu nome é lorena, te acho lindo, e seu nome esteve mto na mídia no período da sua separação, cogitaram nº fatos para o ocorrido. O q a imprensa mais faz q te tira do sério?
(03:56:16) Edu Guedes: simpatica, primeiramente nós temos que nos dar ao respeito. Eu não gosto de falar sobre a minha vida particular. Vida pública é uma coisa e vida particular é outra. Já tenho um tempo grande de exposição no programa. Acho que devemos tratar bem o público, as pessoas que nos assistem. Acho que não devemos dar abertura a invasão de privacidade.

(03:55:26) Célio: Que conselho você dá pra quem quer começar uma faculdade de gastronomia?
(03:57:28) Edu Guedes: Célio, hoje isso é muito legal, é moda. Quando eu comecei havia um certo preconceito. Então primeiro tem que ter certeza do que se quer. E também tem que procurar lugares sérios, como a Anhembi Morumbi e o Senac onde dei uma palestra recentemente. Também tem a São Marcos que é uma faculdade séria.

(04:00:36) Geovanna/UOL:

Edu Guedes dá dicas para quem quer começar na culinária. (Eduardo Piagentini/UOL)

(03:59:39) Edu Guedes: Sobre o estudo de gastronomia: Antigamente havia um preconceito. Quando se via um cozinheiro ou chef as pessoas olhavam meio torto. Mas eu nunca quis fazer o que as outras pessoas queriam. Eu sigo o meu ideal, procurando conciliar aquilo que gosto com aquilo que tenho opção de fazer. Eu aprendi muita coisa na Itália e isto serviu muito para a minha cultura e na minha área de sorvetes, mas onde eu mais aprendi foi na rua. Então para o meu trabalho tenho que me preocupar com os gostos dos telespectadores. Isto vai muito mais da possibilidade do que de estudo.

(04:01:12) Edu Guedes: Sobre porque estudei sobre sorvetes: Temos muitas empresas grandes aqui no Brasil que fazem sorvete industrializado. Então resolvi fazer um curso sobre sorvete italiano, pois era uma possibilidade de entrar neste mercado. Daí fui para Bologna, era uma fábrica de sorvetes muito tradicional. Por aqui muitas portas foram fechadas para eu começar a aprender e na Itália foi mais fácil. Depois que voltei as portas foram abertas por outros motivos.

(03:56:25) alex - gastroSENAC: qual foi sua maior mancada ao vivo? foi na preparação, passou receita errada?
(04:03:40) Edu Guedes: alex - gastroSENAC, receita errada eu nunca passei porque eu decoro a receita, a quantidade de ingredientes e estou muito concentrado. Já aconteceu de dar errada a minha receita, mas passar errado não. Uma vez aconteceu com um rocambole que eu fui enrolar e passou do tempo porque eu fiquei brincando com a Ana H. Ele passou do tempo e ficou duro. Mas eu falei a verdade e encarei numa boa. Uma vez com a Claudete uma moça vinha trazendo uma panela e o pano pegou fogo, tiveram que chamar os bombeiros. A Claudete uma vez queimou todos os meus pêlos do braços. O segredo é falar a verdade, pois assim as pessoas em casa vão aprender.

(04:03:57) Edu Guedes: Obrigado a todas as pessoas que estão acessando e estiveram aqui com a gente.

(04:04:00) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Edu Guedes e de todos os internautas. Até o próximo!

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host