UOL Entretenimento Televisão

28/06/2007 - 21h32

"Nosso objetivo é ter um pé na realidade brasileira", diz Fagundes sobre "Carga Pesada"

Do PopTevê

Jorge Rodrigues Jorge/CZN

Antônio Fagudes volta com o Carga Pesada nesta sexta

O galã voltou. Depois de um breve intervalo, Antônio Fagundes estará de novo na boléia como o caminhoneiro Pedro-- posto que ocupa em "Carga Pesada" desde 1979, quando o programa iniciou sua primeira versão. A segunda entrou no ar em 2003.

Fagundes, além de ator, também já fez as vezes de diretor e co-autor dos episódios. E é a variedade de "causos", aliás, é o que mais lhe atrai no programa. "Nós temos a preocupação de surpreender a cada episódio, de mostrar situações diferentes, que vão da comédia ao drama", avalia.

Nesta quinta temporada, os telespectadores vão encontrar temas tão diversos quanto o folclore nacional ou o desabamento em uma favela. "Nosso objetivo é, mesmo no humor, estar com um pé na realidade brasileira", argumenta.

O realismo é uma proposta inclusive estética. Mesmo hoje, quando a maior parte dos produtos de entretenimento recorre a cidades cenográficas e aos truques da computação gráfica, "Carga Pesada" é rodado quase que inteiramente em externas. Como é o caso desta última gravação, feita na favela da Comunidade do Educandário, Zona Oeste do Rio. "Por melhor que seja o pessoal da arte, usar os lugares que já existem dá uma cor diferente e traz verdade para o resultado final", acredita.

Mas, além da riqueza temática e visual, o ator confessa que uma das razões de seu xodó pelo programa é a chance de participar da preparação de cada episódio desde o início. Ele e o colega de cena Stênio Garcia, que vive Bino, sugerem e dão seus pitacos no texto das autoras Ecília Cardoso e Mara Carvalho. "Somos ativos no processo de criação. As autoras são muito próximas da gente, algo que dificilmente acontece em novela", diz.

Divulgação

Jorge Rodrigues Jorge/CZN

Fagundes está no ar na nova versão da série desde 2003

Mesmo preferindo o trato diferenciado do seriado, Fagundes deve voltar em breve às novelas. Afastado do gênero desde "Esperança", em 2002, ele já estará em "Duas Caras", novela de Aguinaldo Silva que vai substituir "Paraíso Tropical".

Mas os fãs de Pedro, garante o ator, não precisam se preocupar: por conta da agenda de cada produção, nada impede que ele concilie as duas atividades. "A novela vai até março e o seriado começa a ser gravado em abril. Ou seja, podemos ter sim mais uma temporada", avalia.

Apesar da imagem vinculada à TV, Antônio Fagundes teve seu primeiro espaço como ator no aclamado grupo teatral Arena, que realizou peças de cunho político durante a ditadura militar e esteve em produções tão diversas quanto "Hair" e "Pequenos Assassinatos" nos anos seguintes. No cinema, ele estrelou tanto comédias da pornochanchada, como "A Noite das Fêmeas", quanto dramas políticos da década de 70, como "Doramundo". Mais recentemente, participou de filmes como "Deus é Brasileiro".

A carreira recheada de sucessos garantiu uma proximidade com o público, que ele considera mais atirado depois da chegada das câmeras digitais. "Antes era só autógrafo. Hoje, é autógrafo, foto e ainda o beijinho", brinca.

Mas a receptividade dos fãs continua a surpreender o ator. Ele relembra com emoção a história de um rapaz que encontrou em uma das viagens de "Carga Pesada", na rodovia Fernão Dias. Nas mãos, o rapaz trazia uma foto tirada na época da primeira versão e que contava com a assinatura solitária de Stênio Garcia. "De repente, ele se chegou e disse que havia guardado aquela imagem por 30 anos porque eu sabia que, um dia, conseguiria meu autógrafo. Foi bonito demais", se comove.

(por Louise Araújo)
Mais
Pedro e Bino estréiam com episódio sobrenatural

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host