UOL Entretenimento Televisão

14/06/2007 - 10h27

Pedro Luís viaja pelo Brasil para mostrar na TV a diversidade da música regional

MARINA CAMPOS MELLO
Enviada especial ao Rio de Janeiro

Divulgação

Pedro Luís, fundador do grupo Pedro Luís e a Parede, é o apresentador do programa

O Canal Brasil estréia nesta quinta (15) a série de programas "Destino Brasil Música - Um Outro Som", uma viagem por 12 capitais brasileiras que revela gêneros da música regional muitas vezes desconhecidos de quem mora no estado ao lado, como o coco ou a guitarrada paraense. No programa que inaugura série, a principal atração é o Quinteto em Branco e Preto, de São Paulo (conheça as atrações saiba e por quais cidades o programa passa).

Quem guia o espectador nesta viagem e lhe apresenta novos grupos é o irrequieto músico carioca Pedro Luís, fundador do grupo Pedro Luís e a Parede --que mistura rock e batucada-- e do bloco carnavalesco Monobloco.

Pedro Luís, que estréia como apresentador de TV e que ajudou a conceber a série, explica que o programa pretende traçar um perfil musical de artistas que sejam representativos de um universo mais amplo, que dialoguem com a música que está sendo produzida nas regiões visistadas. "São dois ou três artistas por cidade, de preferência desconhecido do grande público, pois é esse o espaço que falta hoje para a música na televisão" diz Pedro Luís.

E qual o critério de seleção destes artistas? "O critério é a gente gostar. Escolhemos grupos com quem nos identificamos ou que admiramos", conta o músico, que teve auxílio de quatro de seus companheiros de A Parede para a pesquisa musical e de trilha sonora do programa.

Divulgação

Divulgação

Pedro Luis grava cenas do programa em Porto Alegre

Pedro Luís conta que já conhecia a maioria dos grupos, mas que se surpreendeu com o que encontrou. "Às vezes, eu conhecia apenas uma música de um grupo, mas me surpreendi ao conhecer mais sobre eles. Eu conheci, por exemplo, O Naurea (corruptela de "na orelha"), de Aracaju, em um festival na Alemanha. Mas agora eles me descortinaram um universo que me inspirou do mesmo modo que o Chico Science na década de 90", conta. O grupo mistura forró-samba com baião e carimbó.

Pedro Luís também destaca o DuSouto, de Natal, "que faz um ótimo som pop-rock". "Durante as apresentações, um VJ acompanha o grupo e faz uma performance projetando imagens ali, na hora", completa.

Saindo do Nordeste, tamancos viram instrumento de percussão no Paraná. O grupo FATO, de Curitiba, faz música urbana, mas usa elementos do fandango, manifestação cultural típica do litoral da região do sul, que adquire especificidades em determinadas localidades. No fandango da Ilha de Valadares, que inspira o grupo FATO, além do uso dos tamancos, os grupos costumam construir seus próprios instrumentos.

Em meio a toda essa variedade, um som em especial atraiu Pedro Luís e deve lhe servir de inspiração para suas próximas criações: a guitarrada paraense. "Os meninos do La Popuña, um grupo de surf music de Belém, me apresentaram os mestres da guitarrada paraense, que tem um acentuado sotaque nortista com influência caribenha. É muito interessante", diz animado.

DESTINO BRASIL MÚSICA - UM OUTRO SOM
Onde: Canal Brasil
Quando: às quintas, a partir de 13/06
Horário: 21h

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host