UOL Entretenimento Televisão

12/06/2007 - 01h36

Em "A Pedra do Reino", palhaço envelhecido percorre o sertão revelando suas memórias

Da Redação

Divulgação / TV Globo

A escrevente Margarida, por quem Quaderna se encanta, e sua mãe

A história de "A Pedra do Reino", microssérie baseada em em romance homônimo de Ariano Suassuna que estréia na Globo nesta terça (12), é a história de Pedro Dinis Quaderna, o Quaderna, interpretado por Irandhir Santos.

Quaderna é um palhaço envelhecido que percorre as estradas sertanejas e, em uma carroça-palco, conta suas memórias em um espetáculo popular. Quaderna conta em especial os fatos ocorridos no sertão Pernambuco e da Paraíba na década de 1930, que culminaram com sua prisão no ano de 1938. Enviado ao local pelo poder central para o restabelecimento da ordem, o Juiz-Corregedor (Cacá Carvalho, um dos únicos atores conhecidos do grande público) vem ouvir o depoimento de Quaderna, acusado de participar de distúrbios político-sociais na região.

No cárcere, Quaderna passa a escrever febrilmente a história de seus ascendentes, que com "sangue real" remontam ao mítico e desaparecido rei Dom Sebastião de Portugal. Através da história que ouvia de seu pai, Quaderna acredita que seus ascendentes foram os "verdadeiros reis do Brasil ao ocuparem o trono da Pedra do Reino". Para restaurar a honra e o prestígio de sua família, o preso inicia uma saga literária para ser reconhecido pelo "povo e pela Academia de Letras como 'Gênio da Raça' Brasileira". Saga esta que, sem modéstia, pretende reunir numa única obra referências eruditas, políticas e intelectuais, que plasmariam os destinos do país em toda uma tradição oral, popular, estabelecendo uma síntese a que deu o nome de "estilo régio".

Quaderna, no entanto, por problemas da coluna tem dificuldades para se manter sentado longamente, o que o impossibilita de escrever seu livro. Ele aproveita então para narrar sua história em seus longos depoimentos, datilografados pela atraente escrevente Margarida, por quem ele se sente irresistivelmente atraído.
Mais
Globo começa a "revelar os Brasis" com "A Pedra do Reino"

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host