UOL Entretenimento Televisão

01/06/2007 - 18h56

Machista insensível, Antenor está comendo o pão que o diabo amassou, diz Tony Ramos; leia mais

Do PopTevê

Divulgação / TV Globo

Antenor, o machista e pragmático empresário de Paraíso Tropical

Depois de gravar as cenas do dia de "Paraíso Tropical", ele pega o carro, liga o rádio e ouve notícias até chegar em casa. "Chegando em casa, abro meu vinho e minha vida segue. O personagem fica no camareiro do Projac", conta ele, que atualmente dá vida ao empresário Antenor Cavalcanti na novela das oito da Globo.

Aos 59 anos, 40 de carreira e na 31ª novela, o ator garante que não costuma fazer nenhuma preparação para compor seus personagens. "Eu me atenho ao que está escrito. Laboratório eu não faço porque eu não sou engenheiro químico", brinca.

Antes da novela começar, Tony sempre conversa muito com o autor e o diretor. "Eu sou até chato. Fico fazendo perguntas das mais inesperadas para o autor e o diretor", conta. Depois de trocar figurinhas com os criadores do folhetim, o ator começa a construir o personagem no seu imaginário, evocando coisas que leu, ouviu ou ficou sabendo. "Penso em alguma notícia que li no jornal, em algum empresário que é assim. No caso do Antenor, criei um homem matematicamente preciso", define.

Como normalmente interpreta homens corretos na TV, Tony confessa que uma das características que mais o atraíram no líder do Grupo Cavalcanti foi o seu pragmatismo. "O Antenor é exigente, matemático, duro e absolutamente sabedor daquilo que ele quer. Por isso ele comanda um grande império", acredita.

Além de pragmático, o personagem é um machista insensível, que considera certo a mulher ter um homem só, enquanto ele pode ter quantas mulheres desejar. Prova disso é que Antenor está "comendo o pão que o diabo amassou" depois que se separou de Ana Luísa (Renné de Vielmond) e a flagrou com Lucas (Rodrigo Veronese) na cama. "Ele não se conforma com a separação. Ainda mais por acreditar que o fato pode manchar a imagem pública dele e das suas empresas", conta.

Em muitos momentos, Tony admite que não concorda com o comportamento machista e durão de Antenor. "Não concordo com várias atitudes que ele toma. Mas, na cabeça dele, não há nada de errado, ele não está fazendo nenhum absurdo", conta. Diferentemente do empresário, o ator é casado há 38 anos e de "machista empedernido" não tem nada. Pelo contrário. Tanto que, nas horas vagas, seu programa predileto é cozinhar para os amigos e namorar Lidiane, sua mulher. "Minha balada é cozinhar aos domingos. Só fica difícil competir com a Lidiane porque ela cozinha bem demais", elogia.

Nos próximos capítulos de "Paraíso Tropical", Antenor tem tudo para se tornar mais humano. É que o empresário vai se envolver com Lúcia (Glória Pires). Apesar de o romance estar na sinopse da novela, Tony desconversa quando é questionado sobre o assunto. "Tenho por hábito não antecipar a trama e os autores sabem disso. Sei que o Antenor vai conhecer a Lúcia, mas não sei se vamos nos envolver. Prefiro ser surpreendido quando receber o bloco de capítulos", despista.

Se Antenor e Lúcia se encantarem um pelo outro, será a terceira vez que a dupla vai trabalhar junta. Curiosamente, os atores contracenaram pela primeira vez em "Belíssima", exibida há dois anos na Globo. A parceria deu tão certo que eles a repetiram no filme "Se Eu Fosse Você", de Daniel Filho.

(por Carla Neves)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host