UOL Entretenimento Televisão

18/05/2007 - 20h51

Ana Luísa e Lucas se despedem de "Paraiso Tropical"

Do PopTevê

Pedro Paulo Figueiredo/CZN

Gravação de cena em que Lucas chama Ana para morar com ele

O local é especial: o mirante do Leblon, com uma vista privilegiada da orla carioca. A natureza também contribuiu com um lindo dia de outono. Não poderia haver clima mais especial para um encontro entre dois dos mais comentados personagens de "Paraíso Tropical", Ana Luísa (Renée de Vielmond) e Lucas (Rodrigo Veronese).

Dezenas de pessoas e equipamentos estão a postos desde cedo para registrar o momento em que o administrador convida a amada para morar com ele. A diretora da cena, Maria de Médicis, mantém a animação em alta. "É uma história de amor à primeira vista. Gosto demais dessa idéia, é uma alegria estar ao lado deles", vibra.

Ela, que acompanhou as gravações do casal em outras oportunidades, confessa que o entrosamento da equipe tem influência direta no resultado que o telespectador vê em casa. "O Dennis Carvalho (diretor geral da novela) faz questão de manter esse entusiasmo nos bastidores e isso contribui para um resultado legal", explica.

As brincadeiras ajudam a descontrair, mas o ritmo de gravações é sempre intenso. O casal chega ao mirante e Ana Luísa sai do carro correndo, seguida de perto por Lucas. Ele não perde a oportunidade de reafirmar o seu amor e convida a convida para morarem juntos. Emocionados, os dois se beijam. Câmeras, maquiadores e assistentes mantêm silêncio um absoluto que ajuda a criar expectativa.

A cena é repetida algumas vezes e o resultado é aprovado por Renée. "Esse encontro foi lindo, assim como toda a trajetória da Ana Luísa. É o momento no qual ela se liberta de uma prisão que construiu para si própria", avalia.

Pedro Paulo Figueiredo/CZN

Pedro Paulo Figueiredo/CZN

Os atores vão sair de cena; o casal vai morar junto em Boston

Apesar do envolvimento dos atores, a trama permanece inalterada. Ou seja, os personagens ficam juntos, mas vão curtir o amor fora do ar. Desde que foram convidados, Renée e Rodrigo sabiam que fariam participação especial. Após obter a separação consensual de Anterno, Ana Luísa aceita o convite do amado e vai morar com ele em Boston.

O sucesso, no entanto, fez com que a presença do casal durasse 66 capítulos e não os 40 capítulos previstos incialmente. Rodrigo, em sua primeira novela na Globo, não esconde a satisfação. "É uma grande felicidade. O Lucas é um personagem contundente, e a Renée é uma atriz das mais generosas ", diz.

Enquanto alguns se despedem, outros continuam no ritmo acelerado de gravações. Poucos metros acima do set de Lucas e Ana Luísa, Fred (Paulo Vilhena) e Camila (Patrícia Werneck) conversavam em um bar --especialmente montado pela produção da novela.

Na cena, o jovem empresário conta para a namorada as artimanhas nem sempre éticas que testemunha. Apesar do personagem omitir que participou de um plano de Olavo (Wagner Moura) contra Daniel (Fábio Assunção), Vilhena afirma que Fred fica angustiado de verdade: "O Fred não é um santo, mas ele tem sim um limite moral que não ultrapassa", defende.

O clima de paraíso tropical do mirante valorizou a cena, uma das últimas da veterana Renée na novela. O retorno à televisão acontece depois de uma década, tempo que ela dedicou ao estudo de História na PUC do Rio de Janeiro - mas sem nunca pensar em abandonar a interpretação pela vida acadêmica. "Nunca me concentrei em diploma. Para mim, esse conhecimento só tem sentido se for para aplicar na carreira de atriz", assegura.

E depois de voltar a sentir o "gostinho" dos estúdios, ela confessa que vai ter saudades da personagem. "Vai ser uma falta enorme, porque fui muito feliz mesmo com a Ana Luísa e com toda a equipe", revela.

(por Louise Araújo)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host