UOL Entretenimento Televisão

09/05/2007 - 18h52

Emissoras dedicam programação à visita do papa Bento 16 ao Brasil

Da Redação

Jorge Araújo/Folha Imagem

Presidente da República recebe o papa Bento 16 em Guarulhos

A visita do papa Bento 16 ao Brasil, de hoje (9) a domingo (13), vai modificar a rotina das TVs brasileiras. A cobertura será realizada por um pool de emissoras lideradas pela Rede Globo, escolhida pela Igreja Católica. Band, Rede TV!, SBT, Rede Vida e Record compõem o pool, em que cada TV é responsável por parte da cobertura, gerando imagens para as demais. As imagens da visita serão enviadas a um satélite, e qualquer TV do mundo poderá utilizá-las gratuitamente.

Depois de ter anunciado que faria uma cobertura pequena sobre a visita de Bento 16, a Record --emissora comandanda pela Igreja Universal do Reino de Deus-- decidiu dar espaço à visita do líder católico ao país para não perder espaço em sua luta pela audiência. O canal promete transmitir os trechos mais importantes das missas e de outros eventos com a presença do papa. (leia mais aqui).

Este ano, o Vaticano e as Forças Armadas proibiram a utilização de helicópteros por equipes de televisão durante o descolcamento de Bento 16, por questões de segurança. Com essa nova medida, a Globo vai usar uma câmera-robô de última geração instalada no topo de uma picape, pilotada por um policial federal, que acompanhará a comitiva do pontífice.

Líder do pool, a Rede Globo transmitirá todos os acontecimentos relativos à visita papal tanto em seus telejornais, quanto em seus programas de variedades, como o "Mais Você". O progama de Ana Maria Braga, dedica a edição de quinta-feira (10) às homenagens ao Frei Galvão, que será canonizado pelo sumo pontífice em missa do dia 11, sexta-feira, no Campo de Marte. Na ocasião, a apresentadora terá um estúdio de vidro --similar ao ultilizado no Carnaval-- montado no meio da multidão para mostrar a movimentação que antecede a missa, a chegada do Papa ao local e a expectativa e emoção da população.

Além da cobertura jornalística especial da visita, em que se destacam os flashes ao vivo de todas as atividades papais, e a ancoragem dos principais telejornais das emissoras a partir de locais por onde o líder católico irá passar --como o Mosteiro de São Bento, Aparecida do Norte e Guaratinguetá (leia mais)-- as emissoras vão dedicar espaços em sua grade a especiais sobre Bento 16 e a Igreja Católica.

Veja a seguir a os destaques da programação:

9/05 - QUARTA-FEIRA
21h - Documentário: "O Vaticano de Bento 16" - TV Cultura (leia mais)

10/05 - QUINTA-FEIRA
09h30 - "Mais Você" especial sobre Frei Galvão
16h30 - Especial: "O Papa Entre Nós", apresentado por Claudete Troiano e Datena no estádio do Pacaembu - Band
18h - Transmissão do Encontro do papa com Jovens - Rede Globo
23h40 - Documentário: "De Medellín à Aparecida - 40 anos da Igreja Católica na América Latina" - TV Cultura

11/05 - SEXTA-FEIRA
09h30 - "Mais Você" ao vivo do Campo de Marte transmiste a missa de canonização de Frei Galvão - Rede Globo

12/05 - SÁBADO
Flashes da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe (Guaratinguetá) e da Oração do Santo Rosário (Aparecida do Norte) - Rede Globo

13/05 - DOMINGO
10h - Transmissão da Missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida - Rede Globo
Mais
Outro Canal: Câmera-robô substitui helicóptero do papa
Outro Canal: Globo monta estúdio de vidro para o papa

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host