UOL Entretenimento Televisão

20/04/2007 - 20h00

TV paga tem programação especial dedicada ao Dia da Terra

Da Redação

Divulgação

Efeitos do furacão Katrina em
cena de Terra em Cem Anos

Neste domingo, dia 22 de abril, quando se comemora o Dia da Terra, canais da TV paga exibem programação especial dedicada à data. Programas e documentários que tratam das mudanças climáticas do planeta, concertos e até episódio dos "Simpsons" fazem parte da programação. O Dia da Terra foi criado em 1970 nos Estados Unidos e marcou o primeiro protesto nacional contra a poluição. A partir de 1990, passou a ser comemorado em todo o mundo. Veja abaixo a programação.

DISCOVERY CHANNEL

O Discovery Channel traz 12 horas de programação, das 10h às 22h, com capítulos das séries "Planeta Terra" e "Oceano Adentro", além do documentário "A Terra em Cem Anos" e do inédito "Mundo nas Sombras".

"Mundo nas Sombras" (às 20h) alerta para a possibilidade de que todas as previsões sobre o clima do planeta estejam completamente incorretas. Segundo o documentário, se a previsão de alguns cientistas estiver certa, podemos estar prestes a desencadear uma catástrofe climatológica nunca antes vista, o "escurecimento global".

"A Terra em 100 anos"(às 21h) se utiliza de animação, imagens dramáticas e um dos supercomputadores mais velozes do mundo para traçar um modelo do clima no futuro com base em tendências atuais. O documentário leva o espectador ao centro de um furacão devastador e a uma floresta tropical prestes a desaparecer

Produzidos pela BBC, os dois episódios da série "Oceano Adentro" (das 10h às 12h) combinam computação gráfica de ponta com imagens reais para revelar as profundezas do oceano sob a perspectiva da baleia cachalote. A série traz imagens raras do relevo submarino, com desfiladeiros profudos, vulcões e cordilheiras, e de animais como o peixe-dragão preto e que lança uma luz vermelha sobre águas-vivas gigantescas.

A série "Planeta Terra" ocupará a maior parte da programação do canal, com oito episódios de uma hora cada, a partir das 12h. Resultado de co-produção entre o Discovery Channel e a BBC, a série levou cinco anos para ser filmada em alta definição em mais de 200 lugares. "Planeta Terra" é uma jornada por onze habitats naturais. Os episódios serão exibidos na seguinte ordem: De Pólo a Pólo, Montanhas, Água Doce, Cavernas, Desertos, Terras Geladas, Selva e Grandes Oceanos.

NATIONAL GEOGRAPHIC

A programação especial do canal National Geographic começa às 10h com a exibição de um especial de 3 horas intitulado "Mistérios da Terra", apresentado pelo ator e diretor. Edward Norton. O programa explora as importantes transformações que o planeta tem sofrido em seus ecossistemas.

Reuters

Reuters

Baleias serão tema de programa exibido pelo National Geographic

Às 14h, vai ao ar "Arquipélago Havaiano - Partes I e II". No documentário, o filho do aventureiro Jacques Cousteau viaja até o atol Kure I, uma das ilhas mais remotas e virgens do mundo. A partir das 16h, o mundo aquático ganha espaço. "Baleias em Extinção" segue a rota do animal que está ameaçado de extinção. Na seqüência, o canal exibe "Tubarões" (às 17h) e "Santuários Marinhos da América - Partes I e II" (às 18h).

O documentário "Planeta Terra 2006" vai ao ar às 21h e traz um diagnóstico do ambiente do mundo em que vivemos. A programação continua com "Vida entre as Baleias" (21h), documentário em que o Dr. Roger Payne,o biólogo especializado em baleias, traz um novo olhar sobre o animal. "Avalanche em Montroc" encerra o dia de especiais.

SIMPSONS E JACK JOHNSON

No mesmo domingo (22), a Fox exibe dois episódios dos "Simpsons" (às 22h) em que questões ambientais fazem parte da trama. Num deles, Lisa comprova os terríveis efeitos do aquecimento global. Na seqüência, o filme "O Dia Depois de Amanhã", com Dennis Quaid e Jake Gyllenhal, mostra uma catástrofe mundial provocada pelo derretimento das calotas polares.

O canal Fox Life também comemora a data com a exibição de um show do músico havaiano Jack Johnson, com a participação de Ben Harper e Willie Nelson. A apresentação traz repertório com temática "ecologicamente correta".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host