UOL Entretenimento Televisão

18/04/2007 - 19h47

Série de programas da TV Cultura apresenta 50 músicos de todo o Brasil

Da Redação

Divulgação / TV Cultura

A rabequeira paulistana Renata Rosa está no programa de estréia

Estréia nesta quinta (19) na TV Cultura o programa "Rumos_Brasil da Música" que pretende, em 25 episódios semanais, mostrar um panorama da diversidade musical produzida hoje no Brasil.

No total, serão apresentados 50 artistas, selecionados entre os mais de 1400 inscritos do Programa Rumos Música 2004-2005, projeto de fomento à produção artística e cultural do instituto Itaú Cultural.

Os programas trarão trechos de shows, acompanhados por making of e entrevistas com os músicos. O "Rumos_Brasil da Música" também faz parte de uma coletânea homônima, composta por seis DVDs.

Na estréia, Mestre Vieira, cantor e compositor com mais de 60 anos de carreira, traz ritmos populares do Maranhão, como o bumba-meu-boi e tambor-de-crioula.

Depois é a vez de Renata Rosa, rabequeira, cantora e compositora paulistana, que apresenta suas pesquisas sobre as formas de cantar o repertório dos caboclos, índias e rezadeiras de Minas Gerais, Alagoas e Pernambuco.

Na quinta-feira (26) da semana que vem, o programa apresentará os violonistas Duo João Luiz & Douglas Lora e o trio vocal Amaranto formado pelas irmãs mineiras Flávia, Lúcia e Marina Ferrar, que resgata a tradição dos conjuntos vocais da música popular brasileira.

Na seqüência, a série apresentará: Trio Curupira e grupo Mombojó; Péri e Tião Carvalho; Banda de Pífanos do Bendegó e Clarice Assad; Escurinho e Juraildes da Cruz; Loop B e Cabruêra; Pedro Tagliani e Simone Almeida; Ubiratan Sousa e Kristoff Silva; Mestres da Guitarrada e Mariene de Castro; Londrina Big Band e Kátia B.

RUMOS_BRASIL DA MÚSICA
Onde: TV Cultura
Quando: às quintas, a partir de 19 de abril
Horário: às 20h

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host