UOL Entretenimento Televisão

09/04/2007 - 18h09

Tatyane Goulart estréia em "O Sítio do Pica-Pau Amarelo" como a boneca Emília

Por Carolina Marques
do PopTevê

Pedro Paulo Figueiredo/CZN

Tatyane volta à TV como Emília

Tatyane Goulart não se constrange ao dizer que quase não leu a obra de Monteiro Lobato. Afinal, quando deveria estar conhecendo a literatura infantil, na verdade, decorava longos diálogos. O "dever de casa" fazia parte da rotina diária de quem começou na tevê muito cedo, ainda com sete anos, como a engraçadinha Bia, de "Felicidade". Agora, aos 23, a atriz tem a chance de voltar no tempo e viver em "O Sítio do Pica-Pau Amarelo" a intrépida boneca Emília, uma das personagens mais marcantes do escritor. "Estou lendo toda a obra e tentando achar para esta Emília uma graça, uma meiguice", conta.

A atriz fazia algumas participações no infantil "A Turma do Didi", quando decidiu enviar à Globo um novo material mostrando que havia crescido e estava disponível para futuros trabalhos. Pouco tempo depois, Carlos Magalhães, atual diretor do "Sítio" a chamou para uma conversa. "Sabia que a Emília seria adulta e achei que faria um teste com outras atrizes. Mas para minha surpresa, já tinha sido escolhida", recorda.

Há um mês Tatyane grava sem parar, e diz ser tão perfeccionista que só pensa na boneca que tem o dom da fala. "E como ela fala!", brinca. É justamente com essa parte que a preocupação predomina. Tatyane está ainda tentando encontrar o tom exato para a voz da personagem. "Não quero que fique chato aos ouvidos e também tenho de cuidar para não ser caricata ou real demais. É muito difícil um papel desses", observa.

Principalmente depois de uma Emília tão bem marcada e interpretada por Isabelle Drummond, que ficou no seriado durante cinco anos. Antes dela, porém, na década de 70, Dirce Migliacio e Dorinha Duval já haviam protagonizado cenas hilariantes na pele da boneca. "Tem coisas de cada uma delas que vai me servir. Não poderia fazer essa Emília desprezando essa memória. Seria uma ofensa. Gostaria de homenageá-las", argumenta.

As semelhanças entre as outras Emílias e a versão 2007 são muitas. Emília continua esperta, inteligente e abusada. Mas o figurino, por exemplo, não terá inspiração tão infantil quanto as anteriores. Os cabelos de lã continuam mais curtos, mas as roupas ganharam tons de terra e róseos. "Ela tem até uma bolsinha agora. Está bem moderninha", adianta Tatyane.

Quando assiste às cenas do novo "Sítio", Tatyane chega a ficar com lágrimas nos olhos. Reflexo, talvez, do tempo que esteve fora da televisão justamente numa fase de questionamentos e dúvidas. "Na pré-adolescência, as portas se fecharam. Engordei, não havia papel que se encaixasse, pois já não era uma menina e também não era adulta. Foi ruim, porque me questionava. Logo eu, que sempre fui tão dedicada...", revela.

A fase nebulosa, no entanto, parece ter ficado para trás. Tatyane acredita que Emília é sua personagem de transição. "Quem me olha, acha que eu ainda tenho 16 anos. Tenho cara de menina, sou baixinha. Mas já posso fazer mais coisas", avisa ela, que não vê problema algum em ficar a maior parte do tempo irreconhecível em cena. "Se tivesse esse tipo de vaidade nem faria um papel desses. Quero que a criança fantasie mesmo. Emília é uma boneca que tem vida própria e isso só é possível no mundo da fantasia", justifica.

Às voltas com o novo trabalho, Tatyane tem pouco tempo para fazer qualquer outra coisa. Só para ficar pronta, leva cerca de uma hora. Decidiu, então, abdicar da rotina pela boneca. Trancou a Faculdade de Cinema no terceiro período e espera poder voltar assim que estiver mais tranqüila. A mocinha, porém, espera poder ficar nas cercanias do sítio de Dona Benta ainda por muitas temporadas. "Pode apostar que estou fazendo esse trabalho com o maior amor do mundo", garante.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host