UOL Entretenimento Televisão

07/02/2007 - 21h49

Samba e Carnaval são temas de programas especiais da TV Cultura

Da Redação

Divulgação

Cantora Marlene, em show gravado no ano de 1992 em São Paulo

Em fevereiro, a TV Cultura exibe uma série de programas especiais de Carnaval. O "Ensaio Especial de Carnaval" traz edições com participação de figuras do universo carnavalesco e do samba.

As edições exibidas às quintas, às 21h, serão dedicadas a personalidades do samba. Nesta quinta (08/02), o programa traz a cantora Marlene, em um show gravado em 1992, no Teatro Franco Zampari, em São Paulo. A rainha do rádio interpreta antigos sambas como Qui Nem Jiló, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; Nasci para Bailar, de Fernando Lobo e Joel de Almeida;

Na próxima semana, é a vez de Trio Elétrico -Armandinho, Dodô e Osmar (15/02) soltarem a vez e falarem de suas carreiras. Fecha a série Carlinhos Brown e Timbalada (22/02).

Aos sábados, sempre à 1h, a "tradição" pauta o "Ensaio Especial de Carnaval", que terá a participação de grandes ícones do samba. O primeiro programa "Histórias de Carnaval" reúne nomes como a Velha Guarda da Portela, Alceu Valença, Mestre Marçal, Dona Ivone Lara, Zé Ketti e Fundo de Quintal. E tem ainda Martinho da Vila, Paulinho da Viola e Jorge Ben Jor, intepretando composições de Paulo da Portela, Grande Otelo, Noel Rosa.

No sábado (17/02), à 01h15, é a vez do compositor Geraldo Filme, que tem seu nome personificado na história do carnaval paulistano. A série se encerra (24/02) com edição dedicada a Nenê da Vila Matilde.

O canal também traz a série de documentários inédita "Samba à Paulista - fragmentos de uma história esquecida", sobre a vinda dos negros a São Paulo e a rica herança cultural deixada por eles: o samba.

O episódio que vai ao ar nesta quinta (08/02), às 23h40, mostra a rivalidade que existia entre o Cordão Camisa Verde e Branco e Cordão Vae-Vae, hoje denominada Vai-Vai;

O documentário também relata a história das duas escolas mais antigas de São Paulo, a Lavapés, de 1937, que atualmente está no terceiro grupo, e a Nenê de Vila Matilde, de 1949 e ainda reflete sobre a hegemonia do padrão carioca.

O episódio que vai ao ar na próxima semana (quinta, 15/02, às 23h40) aborda os engraxates da Sé, as rodas de tiririca, os ícones do samba e o movimento de pagode no Rádio.

O filme também homenageia grandes compositores da cidade, às casas de samba São Paulo Chic, Oba-Oba e Jogral, e conta as histórias dos boêmios da noite. Para fechar, apresenta um painel dos novos movimentos do samba paulista.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host