UOL Entretenimento Televisão

28/05/2008 - 19h29

Estúdios de Hollywood e sindicato de atores chegam a acordo

Los Angeles (EUA.), 28 mai (EFE) - Os estúdios de Hollywood e o sindicato de atores AFTRA, o segundo mais importante dos Estados Unidos, alcançaram hoje um acordo, semelhante ao obtido pelos grêmios de diretores e roteiristas, para prorrogar o convênio coletivo entre eles por mais três anos.

A Federação Americana de Artistas de Televisão e de Rádio informou em comunicado que o acordo foi obtido após três semanas de negociações e, se for ratificado, pressionará o SAG (Screen Actors Guild), o maior sindicato de atores do país, a alcançar um acordo com as produtoras.

"Este é um tempo de desafio para a indústria do entretenimento e esta foi uma negociação dura", disse a presidente da AFTRA, Roberta Reardon, que ressaltou a atitude pragmática a qual as conversas encontraram.

As negociações foram realizadas com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP), que representa a patronal.

A AFTRA consegue preservar, assim, o direito dos atores a requerer seu consentimento próprio para o uso de clipes não promocionais de filmes e programas de televisão, o principal ponto de divergência nas negociações entre os estúdios e o SAG.

O SAG rejeitou uma proposta das produtoras na qual anunciava o uso de vídeos na internet com imagens dos atores sem sua autorização.

Os atores tiveram esse controle sobre sua imagem desde 1960, mas os estúdios dizem que é uma norma obsoleta que lhes impede de prosperar no negócio online.

O pacto também prevê um aumento no lucro que os atores recebem para aparecer nos filmes e programas de televisão que são vendidos através da internet e estabelece pagamentos para os programas emitidos pela web.

O atual contrato da AMPTP com os atores expira em 30 de junho. O SAG engloba cerca de 120 mil atores de cinema e televisão nos EUA, enquanto a AFTRA representa cerca de 70 mil membros.

Os dois grupos têm em comum cerca de 40 mil filiados. EFE

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host