UOL Entretenimento Televisão
 
19/04/2004 - 19h03

Celulari e Daniela Escobar atuarão em co-produção de seis países

MONTEVIDÉU, 19 abr (AFP) - Artistas do Brasil, Argentina, Espanha, Itália, Portugal e Uruguai participam das filmagens do épico "Diário de um Novo Mundo", de Paulo Nascimento, que começaram março em Porto Alegre e que nesta quarta-feira (21) continuarão no Fortim de São Miguel, 350 km ao leste de Montevidéu, informou a companhia uruguaia Motor Films.

Entre os brasileiros, o ator Edson Celulari, a atriz Daniela Escobar e o cantor Ney Matogrosso integram o elenco multinacional, ao lado do argentino Jean-Pierre Noher, do uruguaio Jorge Nasser, do italiano Nicola Siri, do espanhol Gonzalo Durán e do português José Eduardo dos Santos Nunes.

Participam da co-produção com estréia prevista para 2005 as brasileiras Accorde Comunicações e Panda Filmes, a argentina Clips Producciones, a portuguesa Costa Castelo Filmes e a uruguaia Motor Films. No Fortim de Santa Rosa, uma construção do século XVIII que foi palco de confrontos entre espanhóis e portugueses, atuarão outros 40 extras do exército uruguaio, que representarão soldados portugueses.

Construído durante as batalhas entre Portugal e Espanha pela posse do atual território uruguaio, o fortim, restaurado nos anos 20 do século passado, será uma das locações de maior destaque neste filme.

Na hospedaria vizinha, onde ficará alojado todo o pessoal vinculado às filmagens, foram içadas as bandeiras dos seis países participantes, em alusão à "salada" latina que recontará a história de uma família açoriana que se fixa nesta região da América do Sul.

O filme, adaptado do romance de Luis Antonio de Assis Brasil "Um Quarto de Légua em Quadro", conta a história de amor entre um médico que volta para a América a bordo de um galeão em 1765, junto com um grupo de imigrantes açorianos, e a esposa de um militar de alta patente, em meio aos conflitos que Espanha e Portugal vivem nas terras que hoje pertencem a Brasil, Uruguai e Argentina.

O cineasta Paulo Nascimento explica que embora a história esteja ambientada no passado, seu conflito e tratamento serão absolutamente contemporâneos.

O ator genovês Nicola Siri, o padre Pedro da novela "Mulheres Apaixonadas", interpretará Alessandro Cardoso, um geógrafo dedicado à demarcação das terras do Novo Mundo.

Entre 1º e 3 de maio outras cenas serão rodadas em Florianopólis, com o ator argentino Jean-Pierre Noher. De Montevidéu partirão os uruguaios Jorge Nasser, que interpretará um alferes espanhol, e Gustaf Van Perinostein.

Nasser entrou para o elenco de "Um Quarto de Légua em Quadro" porque, segundo os responsáveis pelo casting, tem o perfil perfeito para encarnar o alferes espanhol que executa um fuzilamento sob o comando do vice-rei Pedro de Cevallos, personagem interpretado pelo argentino Noher.

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host