UOL Entretenimento Televisão
 
22/03/2004 - 12h44

TV britânica proíbe linguagem dos sinais por ser "politicamente incorreto"

LONDRES, 21 mar (AFP) - Uma emissora de TV britânica provocou revolta entre asssociações de surdos, ao proibir o uso de gestos da linguagem dos sinais, que considera potencialmente ofensivos, como um movimento dos quadris para dizer "homossexual".

Outros sinais desta linguagem foram considerados "politicamente incorretos", como um gesto que descreve um nariz aquilino para dizer "judeu" ou o rasgar de olhos com o dedo indicador para dizer "chinês", segundo o jornal The Sunday Telegraph.

Caroline O'Neill, porta-voz do programa da Channel Four "Vee-TV", destinado aos surdos, disse que controles foram feitos para garantir que todos os sinais empregados sejam "culturalmente convenientes".

Segundo O'Neill, muitos sinais ofensivos agora têm equivalentes mais modernos. A religião judaica pode ser traduzida para a linguagem dos sinais com um gesto de mão que imita a forma do menorá, candelabro cerimorial que é um dos símbolos mais antigos da religião judaica.

No entanto, o Conselho britânico para Deficientes condenou as mudanças, que considera depreciativas para os surdos.

"Os produtores dos programas da Channel Four se intrometem na linguagem dos surdos, sua cultura e visão da sociedade e isto é uma forma de discriminação", disse a presidente do Conselho, Polly Smith.

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host