UOL Entretenimento Televisão
 
09/11/2002 - 17h29

Papa pede regras "claras e justas" para as TVs

VATICANO, 9 Nov (AFP) - O Papa João Paulo II pediu no sábado "regras claras e justas" para as TVs com o objetivo de garantir o pluralismo e o respeito aos telespectadores.

"Num sistema de comunicações cada vez mais complexo e de dimensões planetárias, faltam regras claras e justas tais como a garantia ao pluralismo, a liberdade, a participação e o respeito aos telespectadores", afirmou o Papa aos quase 6 mil participantes de um congresso sobre comunicações organizado no Vaticano pela Conferência Episcopal italiana.

"Os que trabalham para os meios de comunicação devem estar conscientes de suas responsabilidades, sobretudo em relação aos mais fracos, expostos sem proteção a programas repletos de violência e que dão uma imagem deformada do homem, da família e da vida", destacou João Paulo II.

O Papa pediu aos poderes públicos e às associações de telespectadores que ajam segundo suas competências e dentro de suas responsabilidades para que os meios de comunicação preservem sua finalidade de servir às pessoas e à sociedade.

"A ausência de controle e de vigilância não é uma garantia de liberdade, como muitos pretendem convencer, e acaba favorecendo o uso indiscriminado de instrumentos muito poderosos que, mal utilizados, têm efeitos devastadores sobre a consciência e a vida social", declarou o Papa.

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host