UOL Entretenimento Televisão
 
13/12/2011 - 18h53

"Fiquei o tempo todo com pena dos participantes", diz Victor Fasano sobre reality show "Amazônia"

THAYS ALMENDRA
Em São Paulo
  • Victor Fasano é o apresentador do reality

    Victor Fasano é o apresentador do reality

O apresentador do novo reality show  da Record "Amazônia", Victor Fasano, contou, em coletiva de apresentação realizada nesta terça (13), que ficou o tempo todo com pena dos 12 participantes do programa: "Não com pena física, mas psicológica". A razão para "pena" vem das provas de estratégia e resistência, que os candidatos tinham que cumprir embaixo de um calor de 40º. O programa estreia em 8 de janeiro.

Diferente dos reality shows de sobrevivência, em que é preciso lutar por comida e conforto, em "Amazônia" deve-se seguir regras militares. A mais dura é a do banho: só é possível ter banhos de até dois minutos, com frequência de no máximo três vezes por dia. Para Fasano, o programa busca fazer uma "simbiose" entre a cidade e a natureza, levando pessoas urbanas para a floresta.

Segundo Daniela Busoli, diretora da Endemol, empresa que faz o programa junto com a Record, a ideia é que o formato seja exportado para fora do Brasil. "Será o primeiro reality show do Brasil para o mundo", disse.

O reality conta com algo inédito que é o engajamento com questões sustentáveis e ecológicas. De acordo com o biólogo, Marcelo Skaf, que é conselheiro dos participantes sobre a Amazônia, o objetivo do programa é mostrar como a floresta funciona. "A sustentabilidade não chega a casa das pessoas. Queremos fazer com que ela chegue na casa das pessoas de maneira gostosa".

O programa será exibido aos domingos, às 23h30. A atração já está com sua primeira etapa gravada. As filmagens da segunda começam em março.

Participantes

A lista de participantes é formada por artistas e esportistas, entre eles estão: a modelo Carol Magalhães, o músico Allen Lima,  o astrólogo Alexey Magnavita, a jogadora de basquete Marta Sobral, a comediante Carol Zoccoli, o modelo Mateus Verdelho, a cantora Mel Ravasio, o surfista Picuruta (Alexandre Salazar), o ex-jogador de vôlei Pampa (André Felippe), a filha do cantor Raul Seixas - Vivi Seixas, a miss Brasil 2007 Natália Guimarães e o piloto de Fórmula 1 Tarso Marques.

Pampa e Mel Ravasio pegaram malária, doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito do gênero Anopheles fêmea, durante as gravações na Amazônia. Segundo Mel, a doença só se manifestou quando voltou à São Paulo e disse que ainda está debilitada. "Ainda estou um pouco mole, me recuperando mesmo".

Já o jogador Pampa contou que a doença se manifestou somente após 45 dias que levou a picada. "O momento mais difícil não foi esse porque só fiquei doente depois de um tempo".

Formato

"Amazônia" não tem eliminação e os participantes são divididos em dois grupos. Já as provas são realizadas entre as equipes, há acúmulos de pontos e o ganhador será selecionado com uma somatória de atitudes. Segundo Fasano, o vencedor precisará ter consciência ecológica e força para vencer as provas. 

Veja mais

Hospedagem: UOL Host