UOL Entretenimento Televisão
 
05/12/2011 - 20h32 / Atualizada 06/12/2011 - 15h45

"Boa sorte, Patricia, você tem um chefe generoso", diz Fátima Bernardes em passagem de faixa no "Jornal Nacional"

Da Redação
  • Fátima Bernardes se despede do JN e Patrícia Poeta estreia no telejornal (5/12/11)

    Fátima Bernardes se despede do "JN" e Patrícia Poeta estreia no telejornal (5/12/11)

Nesta segunda-feira (5), Fátima Bernardes passou seu posto de âncora do "Jornal Nacional" para Patrícia Poeta. A jornalista fez a última chamada de abertura no início do programa desta noite. "E hoje temos a despedida de Fátima Bernardes", anunciou William Bonner. "E as boas vindas à Patricia Poeta", completou Fátima.

Antes de anunciar o último bloco do programa, Bonner disse que o telejornal havia preparado uma "homenagem" à trajetória de Fátima e também à de Poeta na emissora. Entrevistas com personalidades como Mick Jagger e Roberto Carlos, além de sua passagem pelo "JN" como garota do tempo, em 2000, foram os tópicos mostrados sobre a ex-apresentadora do "Fantástico".

Na trajetória de Fátima, momentos como a eleição de Barack Obama, a morte do Papa João Paulo 2º, as Olímpiadas e entrevistas com Ronaldo, presidentes eleitos e seus adversários na última década foram apresentadas. O massacre de Realengo, a tragédia em Angra também foram abordados. "Quando a gente revê o jornalismo, revê momentos importantes da história", disse Bonner.

Bernardes ganhou um novo programa na emissora, mas não revelou ainda qual é o projeto, previsto para ser lançado em 2012. "O telespectador tem um respeito muito grande pelo trabalho que fiz no 'Jornal Nacional', por isso acho que consegui esse projeto'", disse Bernardes. "Boa sorte Patricia, você tem um chefe generoso. Não sinto que estou me despedindo e sim dizendo um até breve", completou.

"Vamos contar os dias para ver sua estreia, sucesso pra você. Que você seja muito feliz nessa nova jornada", disse Poeta. A matéria de homenagem começou às 21h e teve cerca de 15 minutos. Durante o tempo que foi exibido, o assunto esteve nos trending topics do Twitter com as hashtags "Bonner", "JornalNacional" e "BotaForadaFatinha".

Poeta apresentou ontem o último "Fantástico" no domingo (4).

BASTIDORES DO ÚLTIMO DIA DE FÁTIMA NO "JN"
Veja Álbum de fotos

RETROSPECTIVA
A jornalista Fátima Bernardes, de 49 anos, estava na bancada do Jornal “Nacional” --do qual também era editora-executiva -- desde 1998, ao lado do marido, o editor-chefe do programa, William Bonner. O casal assumiu a apresentação conjunta do jornal depois que Cid Moreira, Hilton Gomes, Sérgio Chapelin, Celso Freitas e Lilian Witte Fibe passaram pela bancada desde a estreia em 1969.

Fátima trabalhou primeiro como repórter do jornal carioca “O Globo” e então entrou na Rede Globo em 1987, após passar em um curso de telejornalismo da emissora. Seu primeiro trabalho no ar foi no extinto “RJTV 3ª edição”. Depois, a jornalista entrou no “Jornal da Globo” em 1989, no “Fantástico” em 1993 e no “Jornal Hoje” em 1996, antes de ficar no “Jornal Nacional” por 14 anos ao lado do marido.

O casal é pai dos trigêmeos Vinícius, Beatriz e Laura, nascidos em 1997. Durante o trabalho no “Jornal Nacional”, Fátima destacou-se na Copa de 2002, ano em que o Brasil foi pentacampeão. A jornalista foi eleita a “musa da seleção” pelos próprios jogadores.

Veja mais

Hospedagem: UOL Host