UOL Entretenimento Televisão
 
07/10/2011 - 22h11

Fox chega a acordo salarial com dubladores e "Simpsons" tem contrato renovado para mais duas temporadas

Da Redação*
  • Episódio dos Simpsons que reproduz cena do filme Crepúsculo

    Episódio dos "Simpsons" que reproduz cena do filme "Crepúsculo"

Depois das discussões salariais que quase levaram a série "The Simpsons" ao fim, a Fox entrou em acordo com os dubladores do programa e a família de Homer estará na TV por mais duas temporadas.

A emissora confirmou a informação nesta sexta-feira (7) com um comunicado: "A Fox renovou (o contrato para a produção de) 'Os Simpsons', o seriado cômico mais longo da história da televisão, para as temporadas 24 e 25".

Os dubladores envolvidos nas negociações são Dan Castellaneta (Homer), Julie Kavner (Marge), Nancy Cartwright (Bart), Yeardley Smith (Lisa), Hank Azaria (Moe) e Harry Shearer (Mr. Burns). "Eu estou disposto a deixá-los cortar o meu salário não apenas em 45% mas em mais de 70%", disse Shearer. "Tudo o que peço em troca é que seja permitida uma pequena divisão dos lucros eventuais."

Hoje na 23ª terceira temporada, "Simpsons" é o seriado de comédia a mais tempo no ar na TV americana atualmente com 559 episódios.

Entenda o caso

A Fox Television, divisão da New Corp, afirmou no início desta semana que não poderia mais produzir o seriado caso não houvesse redução de 45% dos salários dos principais dubladores da série. O argumento da emissora é que os salários altíssimos estavam "insustentáveis" para o estúdio.

O canal fez o anúncio na última terça-feira (4) que, por mais "brilhante" que o programa possa ser, não poderia manter sua produção com "o modelo financeiro atual".

Para não tirar o programa do ar, os próprios dubladores aceitaram trabalhar por menos e ofereceram um corte de 30% em seus salários anuais de 8 milhões de dólares em troca de uma participação nos bilhões de dólares arrecadados em todo o mundo com licenciamento e merchandising da série.

*Com informações da Reuters, Variety e France Press

ASSISTA A ABERTURA DA 23ª TEMPORADA

Veja mais

Hospedagem: UOL Host