UOL Entretenimento Televisão
 
05/08/2011 - 07h00

Prostituta com poderes sobrenaturais será destaque em "Fina Estampa", próxima novela das nove

MICHELE GOMES
Colaboração para o UOL, do Rio
  • A atriz Joana Lerner interpreta uma prostituta com poderes sobrenaturais em Fina Estampa

    A atriz Joana Lerner interpreta uma prostituta com poderes sobrenaturais em "Fina Estampa"

Joana Lerner, de 27 anos, ficou emocionada ao ouvir Aguinaldo Silva falar publicamente de sua personagem - e somente de sua personagem - durante o projeto "Cenas de um autor", que aconteceu no dia 18 de julho, no Rio de Janeiro. "Tem uma personagem muito especial, ela tem uma sensibilidade fora do normal e vai ser um dos destaques da nova geração", disse o dramaturgo, que assina "Fina Estampa", próxima novela das nove da TV Globo, que estreia dia 22 de agosto. Joana será Luana, uma prostituta, que se veste de maneira exótica e provocante, com direito a dreads no cabelo e maquiagem muito pesada. O mais curioso, no entanto, é o fato de ter algum poder especial: "Ela tem uma sensibilidade mais apurada e vai começar a sentir coisas e prever situações, mas não vai gostar nada disso", revelou a atriz, em entrevista ao UOL.

UOL - De onde vem Luana?
Joana Lerner - Pelo que entendi da história, Luana morava com outras garotas de programa e foi expulsa de casa, porque aprontou alguma coisa. É quando ela passa a “morar” no quiosque de Zambeze (Totia Mereilles). Lá, é um lugar seguro onde ela pode dormir – sentada na cadeira, com a cabeça apoiada na mesa – e tomar banho de mangueira. No banho, ela sempre usa uns maiôs estilosos e provocantes.

UOL - De que núcleo Luana participa?
Joana Lerner -
A maioria das cenas está sendo gravada com Wolf Maia e Totia Meirelles, em um quiosque na praia. Também já gravei com Eri Johnson, o que é sempre divertidíssimo.

UOL - Com tanta roupa provocante e curtinha, deixando suas curvas à mostra, você mudou a rotina de exercícios?
Joana Lerner -
Passei a pegar mais pesado na malhação, depois que entrei em “Fina Estampa”. Mas, como odeio musculação e rotina, opto por exercícios alternativos. Finalmente me encontrei na ginástica natural, que imita os movimentos de animais. É muito pesado! Imitar macaco, por exemplo, não é para qualquer um.

UOL - Ela tem poderes sobrenaturais? Como você vem se preparando para esse papel?
Joana Lerner -
Luana é muito especial. Ela tem uma sensibilidade mais apurada e vai começar a sentir coisas e prever situações, mas não vai gostar nada disso. Isso ainda não apareceu no roteiro, então não sei bem como vai ser abordado na novela e nem o nível que isso vai ocupar na vida dela. Só sei que tem sutileza. Vi todos os filmes do Chico Xavier para me preparar.

UOL - Como é a personalidade dela?
Joana Lerner -
Luana é muito diferente das prostitutas que já vi em novelas. Ela não é baixo nível, nem de luxo. É discreta, objetiva, inteligente e racional. Conquista os objetivos por meios próprios, sem passar por cima de ninguém. Acho que tem um coração bom, não vi nada de vilania nela até agora. Mas acho que, em algum momento da novela, ela vai se transformar.

UOL - É muito trabalhosa a confecção dos dreads a cada gravação?  
Joana Lerner -
Os dreads no cabelo levam 50 minutos para ficar prontos. Como venho do teatro, estou adorando esse visual peculiar. É muito bom ter uma caracterização forte para sair da minha vida e viver a personagem.

UOL - O namorado (Joana namora Gustavo Spiegelberg há um ano) aprova?
Joana Lerner -
Ele acha engraçado usar dreads e essas roupas rasgadas. Já foi me ver em uma gravação e estranhou, porque  a mudança  é drástica.

UOL - De quais novelas você já participou na TV Globo?
Joana Lerner - Fiz papéis pequenos até agora nas novelas “Agora é que são elas”, “Senhora do Destino” e “Tempos Modernos”.Sem dúvida, Luana é meu maior personagem.

 

Veja mais

Hospedagem: UOL Host