Na tarde desta quinta-feira (16), aconteceu a gravação do “Altas Horas” em comemoração ao aniversário de Serginho Groisman, com direito a bolo em formato de vinil, acrobacias, bexiga e serpentina. O apresentador completa 61 anos no dia 29 de junho.
Seguindo a tradição de 11 anos do “Altas Horas” e (que já vinha do “Programa Livre”), a produção escalou as atrações sem que Groisman soubesse de nada. Mas inovou ao fazer um programa temático, inspirado no rock dos anos 80, com convidados como os Titãs, Andreas Kisser (Sepultura), Frejat, Blitz e Fernanda Abreu. "Sua produção foi atrás para saber o que você gosta de ouvir e descobriu algumas coisas bem estranhas", brincou Paulo Miklos.
Ao entrar no estúdio, ao som de "Lugar nenhum", Serginho disse que estava preso em seu camarim há 1h30, sem saber o que ia acontecer. "São trocentos aniversários que a produção faz, e nunca teve nenhum igual. Eu ainda consigo me surpreender. E hoje eu sou apenas convidado”, comentou. Em seguida Frejat entoou as primeiras letras de "Bete Balanço", sucesso do Barão Vermelho e a plateia majoritariamente "teen" levantou, cantou, bateu palmas e vibrou ao som do rock nacional.
O apresentador abraçou os músicos, beijou e pediu para que, alguns, seus amigos pessoais, comentassem sua juventude, antes da faculdade de Rádio e TV. Paulo Miklos, do Titãs, afirmou que Groisman “sempre foi um verdadeiro ativista cultural, que ajudou muito a banda”. Serginho comentou sobre o início da carreira da banda Blitz, do Sepultura, também citou o Ratos de Porão e falou sobre o lado contemporâneo e politizado dos paulistanos Titãs.
Nos números musicais do programa, predominaram canções dos anos 1980, em uma mistura de artistas da época e os mais atuais. Cláudia Leitte, que participou da festa, cantou “Um Certo Alguém”, de Lulu Santos; Gaby Amarantos (a “Beyoncé do Pará”) se juntou à banda de George Israel (Kid Abelha) para cantar Paralamas do Sucesso; Di Ferrero (NX Zero), que estava escondido na plateia, e Frejat apresentaram juntos “Inútil”, do Ultraje a Rigor.
Fernanda Abreu e Evandro Mesquita relembram os tempos da Blitz (16/6/11)
Fernanda Abreu se apresentou com a Blitz pela primeira vez desde 1986, com “Você Não Soube me Amar”. "Quando me chamaram para participar do seu programa, disseram 'querem que você volte a cantar com Blitz?' Faz 25 anos que não canto ao lado do Evandro Mesquita, em um programa de TV", disse a carioca, que presenteou Serginho com um livro que ela escreveu sobre o Vasco.
Outras atrações foram os pagodeiros Tiaguinho e Péricles, que recentemente anunciaram o recesso do grupo Exaltasamba, eles cantaram "Vamos Invadir sua praia", do Ultraje Rigor"; acostumado com o ambiente rock and roll, Rogério Flausino cantou "Que País e esse", da Legião Urbana, e afirmou "sou um filho dos anos 80, cresci ouvindo a Blitz; Margareth Menezes e Negra Li também soltaram a voz do lado dos Titãs. "Estou gravando um remake de 'Sonífera Ilha'. Vocês nem sabiam", contou a baiana para os músicos.
Em um dos intervalos, enquanto Tony Belotto, Adreas Kisser, Paulo Miklos e Branco Mello se refrescavam com alguns goles de vinho e uma cervejinha, Serginho disse aos amigos - "Inacreditável o que está acontecendo aqui."
Além das mensagens de feliz aniversário de alguns artistas, como Xuxa e Ronaldo - tudo devidamente registrado em vídeos que foram exibidos na gravação -, Groisman também recebeu alguns presentes: a dupla de grafiteiros osgemeos pintou um violão, entregue pela atriz Alice Braga, o diretor da Globo Internacional, Marcelo Spínola, deu uma luminária com o nome do apresentador, e o ex-jogador Ronaldo autografou uma camisa do Corinthians, entregue por Thiaguinho e Péricles.
Tiago Leifert também participou da festa e comentou sobre a influência de Serginho Groisman no cenário musical, citando a participação dele no "Brazilian Day". Alice Braga tietou os músicos e afirmou que cresceu ouvindo rock nacional dos anos 80. "Não é emocionante estar aqui? Estou emocionada vendo vocês contar casos do início da carreira, que todos viveram." Sobre o filme “Elysium”, a atriz não quis comentar e fugiu da pergunta do aniversariante.
“É pouco dizer que eu estou muito, extremamente, hiper feliz”, disse o apresentador ao fim do programa, que terminou com um parabéns puxado por Gaby Amarantos.
Depois da gravação, em seu camarim, Groisman disse que o “Altas Horas” está mudando, investindo em qualidade musical, mas não quis dar detalhes sobre as novidades. Questionado sobre o horário em que o programa vai ao ar, ele afirmou “Estar à 1h permite experimentar novos formatos”, e comentou que a audiência é alta para o horário. “O segredo é estar atento ao que está acontecendo, ter um olhar jornalístico”, disse. Apesar disso, afirmou que ainda batalha dentro da Globo para que o “Altas Horas” vá ao ar um pouco mais cedo.
Sobre sua relação com os jovens, o apresentador afirmou que é natural. "Não tem segredo, o que há é a atitude de não se comportar como um adolescente."
Altas Horas
Quando: 25 de junho, 1h10
Onde: Globo