UOL Entretenimento Televisão
 
10/06/2011 - 15h32

"Se eu não estivesse na TV, seria animador de festas infantis", diz anão Pirulito, de "O Melhor do Brasil"

FÁBIA OLIVEIRA
Do UOL, no Rio

Um homem com menos de um metro e meio vem chamando a atenção em "O Melhor do Brasil". Trata-se de Edmilson Santana Leal, de 25 anos. Ainda não identificou o entrevistado? Agora vai ficar fácil: Trata-se de Pirulito, o anão de 1,15m que atormenta a vida de Rodrigo Faro durante a exibição da atração, na Record. Ele se joga no colo do apresentador, a quem chama de "papai" e muitas vezes se enrosca nas pernas de Faro. O gesto, aliás, tem sido repetido cada vez mais nas ruas. "As pessoas pedem para tirar fotos comigo. Só que elas querem para que eu pegue na perna delas. E eu pego!", diverte-se.

Apesar do assédio, Pirulito ainda não se acostumou com a fama. "Às vezes estou no mercado e as pessoas me pedem autógrafos. Eu dou, é claro, mas fico sem graça", confessa. Edmilson recebeu o apelido em 1997, durante um trabalho. "Me vesti de palhaço e fiquei na porta do açougue chamando a atenção dos fregueses. Eu distribuía balas e pirulitos para as crianças. No fim do dia, todo mundo me chamada de Pirulito", lembra.

A estreia do anão no "Melhor do Brasil" aconteceu no ano passado: "Rodrigo ia imitar a Xuxa no 'Vai dar Namoro' e eles precisavam de alguém para fazer o Praga. Me convidaram e eu nem podia ir por recomendações médicas. Mas fui assim mesmo e deu muito certo. Todo mundo comentou o sucesso do quadro. Saiu até em uma revista". A recomendação médica não era nenhum problema relacionado ao nanismo de Pirulito. "Tomei um porre e entrei em coma alcoólico. Foi a última vez. Hoje eu digo que bebo para ficar alto, porque já fiquei para baixo uma vez e não gostei", brinca.

Enveredar pelo caminho da televisão sempre foi o sonho de Pirulito. "Nunca pensei em trabalhar em escritório. Eu queria trabalhar para as crianças. Queria fazer as crianças darem gargalhadas", conta. Mesmo assim, a hipótese de trabalhar em um circo foi descartada por Edmilson. "Eu amo a minha família em primeiro lugar. E a vida no circo é complicada porque cada dia você está em uma cidade diferente. Acho que, se eu não tivesse na TV, seria animador de festas infantis", prevê.

A estreia de Pirulito na TV aconteceu em 2006, no "Programa do Jacaré", que era exibido pela RedeTV!. "Jacaré [o apresentador Vanilton Alves Pereira] era muito parecido com o Ratinho. Todo mundo falava isso na época. Ele morreu no ano passado", explica. Ratinho, aliás, é um dos ídolos de Pirulito: "Queria muito um dia pular naquela mesa dele", admite. Eoi através da extinta produção do sósia do apresentador do SBT que Pirulito conheceu Rodrigo Faro. "Fui receber um troféu pelo programa no Sul do Brasil e encontrei Rodrigo Faro no avião. A gente ficou no mesmo hotel e fazíamos a maior farra. Eu chamava ele de pai, ele colocava a minha janta, eu pulava no colo dele...", rememora. 

Quando Rodrigo descobriu que precisava de um anão para fazer o Praga no "Vai dar Namoro", lembrou de Pirulito. "Falei para a produção sobre ele, que entrou em contato e aprovou o Pirulito na hora. Tenho uma enorme admiração pela grande pessoa que ele é. Pirulito está sempre sorrindo e eu tenho um carinho especial por ele", contou o apresentador. 

Rodrigo e Pirulito são unânimes ao garantir que as brincadeiras que fazem no palco são puro improviso. "A gente se entende com um olhar", diz o dono do programa. "Às vezes ele quer entrar no camarim para saber como a gente vai estar vestido, mas a gente foge", revela Pirulito, se referindo ao colega de palco Simpatia, um anão mal-humorado que vive criticando o apresentador.

Pirulito participa não só do "Vai dar Namoro". De vez em quando, ele aparece no "Duelo Fura Olho" ou no "Foras e Furos". Mas o anão não esconde sua preferência: "Amo o 'Vai dar Namoro'. É o que mais me diverte", assume. No ranking de suas performances preferidas estão a imitação do Exaltasamba, em que ele vira um mini Péricles, seguido do Praga, Chitãozinho, As Frenéticas -que vai ao ar no próximo sábado (11)- e Claudinho em miniatura, da dupla com Buchecha, feita por Faro. "Para a dança das Frenéticas a gente ensaiou muito porque teve coreografia marcada. O resultado ficou muito legal", explica. 

Apesar do bom humor, Pirulito conta que já foi vítima de preconceito por causa de sua baixa estatura. "Hoje, o preconceito diminuiu bastante. Mas a minha mãe demorou a me colocar na escola porque tinha medo que os grandões me batessem", observa. Mesmo assim, ele ainda sente o olhar estranho de algumas pessoas. "A mãe de algumas crianças aponta e diz 'filho, ali um anão'. E tem gente que chama da duende, gnomo...", descreve.

Na família de Pirulito, apenas ele, um tio e um primo por parte materna são anões. Agora, Edmilson constituiu uma nova família: há dois anos, ele se casou com Édna, sete anos mais velha. Em outubro, Milena, a primeira filha deles nasce. "Edna é mais alta do que eu quatro centímetros e fica tirando onda dizendo que é alta. Mas a nossa filha é que vai ser grandona. Fizemos um exame e o médico disse que Milena pode chegar a 1,90m", exagera.

 

Veja mais

Hospedagem: UOL Host