UOL Entretenimento Televisão
 
05/04/2011 - 09h00

Diretor de "Vidas em Jogo" nega que a gravação da novela esteja atrasada

FÁBIA OLIVEIRA
Do UOL, no Rio

"Vidas em Jogo", a próxima novela da Record escrita por Cristianne Fridman, tem previsão de estreia para o final de abril, no horário das 22h. Por conta disso, "Ribeirão do Tempo" vai ficar quase um ano no ar. A trama de Marcílio Moraes já foi esticada duas vezes. Mesmo assim, o diretor geral do próximo folhetim, Alexandre Avancini, nega que "Vidas em Jogo" esteja atrasada. "Estamos seguindo o cronograma da Record. Vamos estrear com 20 capítulos de frente", avisa Alexandre em entrevista ao portal UOL.

Apesar da afirmação do diretor, que é conhecido como Avec, parte do elenco trabalha de domingo a domingo. "Não estou tendo folga. Trabalho todos os dias da semana. Mas estou muito feliz. Melhor estar trabalhando contente do que ocioso e triste", minimiza o protagonista, Guilherme Berenguer. Na última sexta-feira (1), dia em que a equipe de reportagem acompanhou os bastidores de gravação, Berenguer havia acordado cedo para gravar cenas na praia com Thaís Fersoza, que interpreta sua namorada Patrícia, e depois encarou os estúdios do Recnov das 14 às 20h.

Para Alexandre, o ritmo intenso de trabalho é  normal no início de qualquer novela. "Temos viagens, muitas cenas de ação que demandam tempo e, além disso, só podemos gravar no centro do Rio de Janeiro aos domingos", explica ele, alertando que no próximo dia 11, a equipe embarca para os Lençóis Maranhenses para gravar cenas de Francisco, papel de Berenguer.

As gravações começaram no dia 17 de janeiro e Alexandre conta que todo o começo de novela dá muito trabalho. "Fizemos um workshop. Mas o primeiro dia de cada ator no cenário é complicado. Temos que achar a luz certa e isso demanda tempo", analisa. Segundo o diretor, Cristianne já entregou até o capítulo 35. "Nosso volume de cenas externas é muito grande. Cerca de 70% do que gravamos são feitos fora do estúdio. Fizemos uma festa com 400 figurantes. É muita gente para administrar e isso demora um pouco mais", observa.

Na trama, Carlos (André Di Mauro), tem um cachorro. E gravar cenas com animais também não é uma tarefa fácil. Por mais ensinado que seja, o cãozinho Mylow, que na trama se chama Zé, nem sempre obedece aos comandos dos atores. "O cachorro é ótimo. Mas a gente tem que fazer os detalhes das carinhas do cachorrinho", justifica.  

Mesmo com o ritmo pesado das gravações, Avec está gostando do desafio. ""Vidas em Jogo' foge um pouquinho do formato porque tem muitas cenas de ação. Temos atropelamentos, capotagens e o táxi da Andréia [papel de Simone Spoladore] cai em um rio. E eu gosto muito de fazer este tipo de trabalho", conta o diretor.

Entenda a história
O mote de "Vidas em Jogo" é um grupo de amigos que sempre joga na loteria. Um dia, justamente no sorteio feito na virada do ano, quando o prêmio é maior, a sorte sorri para o grupo, formado por dez pessoas: Carlos, Margarida (Amandha Lee), Marisete (Betty Lago), Francisco, Belmiro (Ricardo Petraglia), Augusta (Denise Del Vecchio), Jorge (Sacha Bali), Ivan (Sílvio Guindane), Severino (Paulo César Grande) e Andréia. Os amigos, então, recebem a bolada de R$ 200 milhões. Do montante, R$ 100 milhões ficam aplicados na poupança e o restante é dividido entre os participantes.

Os dez amigos combinam que o dinheiro aplicado só pode ser mexido depois que cada um deles cumpra uma tarefa. Margarida, por exemplo, precisa perder peso sem fazer plástica ou lipoaspiração. O mocinho Francisco precisa encontrar seus dois irmãos menores que sumiram no Rio de Janeiro. "Os três perdem o pai e a mãe no Maranhão. Francisco, então, decide vir para o Rio de Janeiro. Ele viaja para Teresópolis à procura de emprego e deixa os irmãos em confiança com uma família. Só que, quando ele retorna ao Rio, procura os irmãos e toda a família simplesmente desapareceu", conta Berenguer.

  • Ricardo Leal/UOL

    Avec dirige Julianne Trevisol em "Vidas em Jogo" (1/4/11)

Francisco finalmente consegue emprego como motorista da rica Regina (Beth Goulart). O empregado logo se apaixona por Patrícia, filha de sua patroa. Os dois engrenam um romance e a moça engravida. "Meu personagem fica louco com a notícia da gravidez. Afinal de contas, ele perdeu os parentes e agora está conseguindo construir a sua família", adianta Berenguer. Só que Francisco se demite ao descobrir que a patroa quer vender o prédio invadido onde ele e seus amigos moram. O edifício pertence a Regina, que recebe uma boa proposta da prefeitura pelo local. Ela, então, precisa desocupar o lugar para concluir a transação. "Francisco é um homem de princípios. Ele não aceita a atitude da patroa e pede demissão", diz o ator. 

No meio desse processo, Patrícia some. Como a moça está grávida, Francisco se torna o principal suspeito do sumiço e Regina manda que um miliciano (Sandro Rocha) invada o prédio à procura de sua filha. "Só que o Francisco também está atrás dela. Ele liga para o celular da Patrícia e ela não atende", explica.  Na confusão, Rita (Julianne Trevisol), que divide o apartamento do Francisco, machuca o braço. 

Como todo mocinho de novela que se preza, Francisco vai viver um triângulo amoroso. Rita é apaixonada pelo rapaz, mas ele só a vê como uma grande amiga. Para o diretor de "Vidas em Jogo", a novela tem todos os ingredientes para prender a atenção do telespectador. "Logo nos primeiros capítulos, o público poderá perceber a diferença. Os personagens se apresentam com muita ação", encerra.

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host