UOL Entretenimento Televisão
 
14/03/2011 - 11h31

"Criminal Minds" chega ao sexto ano com spin off e mudanças de elenco

HELOÍSA DALL'ANTONIA
Enviada especial a Los Angeles*

"Criminal Minds", que estreia a sua sexta temporada no Brasil nesta segunda (14), pelo canal AXN, acaba de ganhar um spin off, "Criminal Minds: Suspect Behaviour". A consagração do título com sua transformação em uma marca (como ‘Law & Order’, ‘CSI’ ou ‘NCIS’, por exemplo), porém, não parece ser motivo de orgulho para o elenco. Talvez a maior razão para isso sejam as "decisões criativas" que produtores e roteiristas têm tomado recentemente e que devem fazer um segundo personagem deixar a trama ainda este ano.

Veja cenas da sexta temporada de "Criminal Minds"
Veja Álbum de fotos
A saída de JJ (a atriz A.J. Cook) na quinta temporada deixou os fãs transtornados, sentimento semelhante ao do elenco. "Pegou todo mundo de surpresa", conta o ator Thomas Gibson (Aaron Hotchner) em entrevista concedida à imprensa internacional, da qual o UOL Televisão participou. "Acho que todos nos condoemos porque não havia nada que pudesse ser feito sobre isso e ainda não faz sentido."

Ao mesmo tempo em que a equipe da Unidade de Análise Comportamental sofria essa perda considerável, um roteiro para uma nova série era feito. "Não dá pra negar que é um pouco mais fácil quando se é um spin off de uma atração que já faz muito sucesso", comenta Joe Mantegna (David Rossi). Mesmo frisando de que não se tratava de nada contra a equipe do outro seriado, Shemar Moore (Derek Morgan) diz sentir como que se uma parte da atenção dispensada a atração tivesse sido tirada deles, ideia completada por Paget Brewster (Emily Prentiss): "Temos medo de sermos canibalizados pela criação desse outro show."

Brewster pode falar sobre o assunto com bastante propriedade. Sua personagem, Prentiss, pode deixar o time regular da série nessa temporada, mesmo com todo o elenco funcionando bastante bem (o que se comprova pelos sempre altos índices de audiência da atração – a saída de JJ rendeu mais de 14,5 milhões de espectadores). "É como se eles achassem que somos formas de biscoito", compara a divertidíssima Kirsten Vangsness (Penelope Garcia), referindo-se ao fato de que os produtores esquecem de que "Criminal Minds" é um sucesso hoje por conta da "alquimia que une toda a equipe." Vangsness, por sinal, é a única do time da série "mãe" que aparecerá com alguma regularidade em "Suspect Behaviour".

Participações especiais e uma nova personagem
Ashley Seaver, interpretada pela atriz Rachel Nichols, é a nova personagem da trama. Filha de um serial killer preso quando ela tinha 13 anos, Seaver é de grande valia para o grupo por seus conhecimentos sobre como um assassino pode agir dentro de uma estrutura familiar. Apesar de a personagem ter uma personalidade parecida com a de Spencer Reid, o ator Matthew Gray Gubler, que o interpreta, acredita que os roteiristas gostem de ser cautelosos com relacionamentos dentro da equipe. "Fãs dele já me ameaçaram no Twitter", conta rindo Nichols.

Gubler, por sua vez, dirige o episódio 18, "Lauren", fundamental para a história da personagem Prentiss. "Estou muito animado com a oportunidade", confessa o ator, que comanda um capítulo da trama pela segunda vez.

Entre os atores convidados para próximos episódios estão Jonathan Tucker, Adrianne Palicki (de "Friday Night Lights") e Brad Henke (que fez alguns episódios de "Lost").

"Dark show"
Mesmo com o clima pesado dos roteiros, o elenco consegue deixar as histórias que interpretam nos sets de filmagem. "Desde que não envolva sangue ou corte de carne", confessa Gubler. "Acho que é um interesse ancestral do homem querer ver como foi um acidente, para saber como evitá-lo. Acho que as pessoas querem assistir [à série] porque acham que se a virem, aquilo não vai acontecer com elas’, opina.

"Ano passado o arco principal foi com o 100º episódio e o personagem do Hotch, do Reaper e da família dele. Este ano teremos toda a história da Prentiss", conta Moore, prevendo capítulos tão angustiantes quanto o que tirou a vida da mulher de Hotch.

Derek e Penelope
A relação dos atores Shemar Moore e Kirsten Vangsness parece funcionar na vida real da mesma forma que nas telas. "Muito do que vocês vêem na tela somos nós dois mesmo. Ela é minha melhor amiga", confidencia Moore. A cumplicidade é recíproca quando, depois de comparar sua carreira na soap opera "The Young and Restless" e "Criminal Minds" com os anos de escola, Vangsness diz a Moore que ele deve considerar o seriado policial como Hogwarts, a escola em que o personagem Harry Potter estuda.

É ainda de Vangsness a ideia mais nonsense. "Dedos cruzados, eles vão fazer um segundo spin off. Uma comédia. Vai ser algo como ‘Lady Gaga, a rainha do universo."

 


CRIMINAL MINDS
Onde: AXN
Quando: Segunda-feira, às 22h. Reprise domingo, às 18h

* A jornalista viajou a convite da Sony Entertainment Television.

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host