UOL Entretenimento Televisão
 
11/02/2011 - 17h48

Globo envia resposta a associação gay sobre veto de beijo em "Clandestinos"


do UOL, no Rio
  • Beijo gravado para a minissérie Clandestinos, que não foi exibido pela Globo em 9/12/2010

    Beijo gravado para a minissérie "Clandestinos", que não foi exibido pela Globo em 9/12/2010

Luiz Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação, justificou o veto à exibição de um beijo gay em "Clandestinos - O Sonho Começou", em carta enviada como resposta a um questionamento de Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). A cena gravada do beijo, que deveria ter ido ao ar no episódio de 9 de dezembro de 2010, mostra o ator Hugo (Hugo Leão) cumprimentando seu amigo e diretor Fábio (Fábio Henriquez) com um beijo na boca.

Na carta de resposta, datada de 3 de fevereiro de 2011, o diretor alega que "emissora entende que a classificação estabelecida pelo Ministério da Justiça para a programação televisa não se limita a ser indicativa, uma vez que efetivamente proíbe a veiculação de programas que apresentem conteúdos considerados “sensíveis”, fora das faixas horárias determinadas, e que, inclusive, substitui o poder parental, uma vez que não há a possibilidade de que os pais autorizem a exibição para seus filhos, como ocorre no cinema para sessões de filmes classificados”.

Não cabe [à emissora] promover institucionalmente o beijo gay, assim como não cabe promover o beijo hetero

Luiz Erlanger, diretor da Globo

Toni Reis, presidente da ABGLT, que divulgou o teor das cartas, disse em entrevista ao UOL que acredita que possa gerar um debate interessante já que o Ministério da Justiça alega que apenas recomenda faixas etárias e, no caso da televisão, estabelece horários recomendados para determinadas faixas etárias. "Como foi assegurado pela Secretaria Nacional de Justiça, a classificação indicativa deveria tratar um beijo entre pessoas do mesmo sexo da mesma forma que um beijo entre heterossexuais", disse Toni. Na carta enviada à emissora, a associação pede que a Globo desempenhe um papel ainda mais significativo no processo da promoção do respeito à diversidade sexual.

Na resposta da Globo, "não cabe [à emissora] promover institucionalmente o beijo gay, assim como não cabe promover o beijo hetero, nem dizer ao autor como ele deve contar a sua história". Além disso, no entendimento da emissora, a causa é a diversidade e o respeito às diferenças, e não seria a teledramaturgia o ambiente adequado para levantar bandeiras de questão moral no campo da sexualidade. Como diz a carta, "cabe à emissora combater a intolerância, o preconceito e a discriminação contra eles, o que é estimulado por meio de campanhas. Porém, a (livre) sensibilidade artística é a única medida possível para “dosar” ou delinear a ousadia criativa, o que vale para toda e qualquer situação ou tema. Esse desafio torna-se ainda mais difícil quando se trata de respeitar uma audiência não-segmentada, múltipla em suas expectativas e preferências."

Luiz Erlanger citou duas obras recentes da teledramaturgia da emissora que exibiram beijos entre personagens do mesmo sexo, "Mulheres Apaixonadas" (2003) e " Queridos Amigos" (2008). Na primeira, o beijo acontece no ato final de uma encenação de “Romeu & Julieta”, em que uma atriz representa Romeu/Rafaela (Paula Picarelli), enquanto Julieta/Clara (Aline Moraes) está adormecida. Na minissérie, o personagem Benny (Guilherme Weber), um homossexual assumido na trama, rouba um beijo de um amigo, Pedro (Bruno Garcia).

Já o especialista em teledramaturgia Mauro Alencar vê avanços no modo com que as novelas retratam as relações homossexuais. "Nos anos 70, retratar uma relação entre dois homens tinha que terminar com morte - caso da novela "Rebu". Nos anos 80, a troca de olhar já era permitida. Quando Silvio de Abreu escreveu "A Próxima Vítima", o rapaz já dialogava com a mãe e a mãe falava com o pai sobre a homossexualidade do personagem. Agora, em "Ti Ti Ti", existe uma nova configuração social - a mesma coisa das duas meninas que adotaram um bebê em “Senhora do Destino”".  Para Alencar, “vagarosamente, são situações que são sendo ampliadas, compreendidas, que a novela contribui para tornar a sociedade mais tolerante”.

Hospedagem: UOL Host