UOL Entretenimento Televisão
 
25/01/2011 - 07h00

Globo exibe filme sobre Chico Xavier em quatro capítulos a partir desta terça

FÁBIA OLIVEIRA
Do UOL, no Rio

Depois de fazer sucesso nos cinemas, a vida do médium mais famoso do país chega à TV. A partir desta terça-feira (25), os telespectadores vão poder assistir à "Chico Xavier", microssérie dirigida por Daniel Filho, que vai mostrar fatos reais que aconteceram ao longo dos 92 anos de vida do mineiro nascido em Pedro Leopoldo. A atração é uma extensão do filme, lançado em abril do ano passado. O seriado traz cenas inéditas e novos personagens. A Globo vai exibir em quatro episódios, que vão ao ar após o "Big Brother Brasil", com uma hora a mais de conteúdo no total do que o filme. 

Para Ângelo Antônio, que viveu o médium na idade adulta, a expectativa é a melhor possível. "A TV é muito abrangente. Imagino que muita gente vai ver esse homem que tem uma força enorme e que serve de exemplo para todos nós", afirma o ator. Na opinião de Ângelo, a exibição da série em uma época de catástrofes naturais, é oportuna. "Chico pensava muito no próximo. E, agora, com a tragédia que aconteceu na região serrana do Rio, é hora de olharmos para o lado e sermos mais atentos às necessidades dos outros", analisa.

A minissérie mostra detalhes da infância de Francisco de Paula Cândido, quando começava a ter suas primeiras manifestações mediúnicas, vendo e ouvindo espíritos, incluindo o de sua mãe, já morta. Ainda menino (Matheus Costa), Chico sofria nas mãos de uma madrinha (Giulia Gam), que o maltratava e chegava a espetar garfos em sua barriga.

Já na idade adulta, Chico (Ângelo) começa a entender a doutrina espírita e passa a ajudar pessoas doentes ou que perderam entes queridos, sempre sob a orientação de Emmanuel (André Dias), seu guia espiritual. O médium trabalha incessantemente, psicografando os livros que lhe eram ditados pelos espíritos. "Depois que fiz esse filme, tenha a sensação de que o Chico vai estar sempre comigo", garante o ator.

Chico, então, se muda de Pedro Leopoldo para Uberaba e abre a Casa da Prece. Com o passar dos anos, cercado por dúvidas, sua fama ultrapassa as fronteiras de Minas Gerais e passa a ser uma polêmica nacional. Mais velho, Chico  (Nelson Xavier), participa de um debate ao vivo, no programa "Pinga-Fogo", onde sua mediunidade é colocada à prova tendo como plateia milhares de telespectadores. Nos bastidores, o diretor da atração, Orlando (Tony Ramos), vive um drama pessoal com sua mulher (Christiane Torloni) por conta da morte de seu filho. Uma carta entregue a ele por Chico Xavier muda os rumos do julgamento sobre o assassinato de seu filho.


CHICO XAVIER
Onde:
Globo
Quando: Terça-feira (25), às 23h30

Hospedagem: UOL Host