UOL Entretenimento Televisão
 
17/01/2011 - 19h17

No Rio, apresentador do "Comidas Exóticas" prova feijoada e elege as comidas mais estranhas que já comeu

CARLA NEVES
do UOL, no Rio
  • Andrew prova feijoada na quadra do Império Serrano, em Madureira, no Rio (jan/2011)

    Andrew prova feijoada na quadra do Império Serrano, em Madureira, no Rio (jan/2011)

Conhecido por apresentar o programa “Comidas Exóticas”, exibido no Discovery Travel & Living e no TLC HD, o chef de cozinha Andrew Zimmern está, desde a última terça (11), no Rio de Janeiro, gravando um episódio sobre comida brasileira para a quarta temporada da série. “É minha primeira vez no Rio. Já fui à China dez vezes, mas nunca tinha vindo ao Brasil”, contou Andrew durante o encontro promovido com a imprensa na tarde desta segunda (17).

Em sua 1ª passagem pelo país, Zimmern provou a típica feijoada brasileira ao lado de integrantes da escola de samba Império Serrano. “Achei um prato matador. É o típico arroz e feijão, que cresci comendo em Nova Iorque, mas com farofa, linguiça, pé de porco... Foi uma experiência maravilhosa”, descreveu. Questionado sobre o exotismo da experiência, o chef americano explicou, aos risos, que ''comer feijão com linguiça, farofa e pé de porco, tomando caipirinha e sambando horas sem parar não é o que fazemos em Minesota”, onde mora atualmente, apesar de ter nascido e sido criado em Nova Iorque.

Além da feijoada, o chef também experimentou o churrasco, no restaurante Porcão, e foi cozinhar no Oro, do chef Felipe Bronze, na zona sul carioca. Na cozinha de Felipe, ele preparou, ao lado do brasileiro, pratos à base de ingredientes tipicamente regionais, como tucupi, cumaru, licuri, cupuaçu e açaí. “Também visitei uma colônia de pescadores em Copacabana e conheci o Manoel. Ele pescou um caranguejo ermitão e um caramujo, mas não quis comer porque disse que era venenoso. Falei para ele que isso é uma iguaria em Tóquio”, lembrou, divertindo-se com o episódio.

O gosto por gastronomia surgiu ainda criança, contou Andrew, quando viajava com o pai publicitário ao redor do mundo e experimentava os mais diferentes pratos. “Meu pai viajava muito e ia com ele para todos os lugares. Comi nos melhores restaurantes de Paris e Londres”, lembrou. Quando percebeu que todos os críticos gastronômicos escreviam sobre as mesmas coisas, Zimmern diz que quis escrever sobre comidas bizarras. “Todos sempre escreviam do mesmo jeito, sobre o serviço dos restaurantes, sobre os mesmos pratos. Quis escrever sobre o que não queriam escrever, fazer algo diferente”, disse.

Ainda nesta segunda, Zimmern segue sua jornada pela América Latina indo ao Suriname. Quanto ao Brasil, ele garante que vai voltar. “Quero gravar o programa em São Paulo e na Amazônia. É que aprendi que focar em um lugar e fazê-lo bem é melhor do que fazer em vários lugares superficialmente”, argumentou. O episódio sobre o Brasil ainda não tem data para ir ao ar.

Durante o encontro, o chef  elegeu as cinco comidas mais exóticas que já teve que provar para o programa. Veja a lista:

1. Em Samoa, Polinésia: "Comi uma larva pequena, que tem a espessura de um fio de cabelo. Jogam essa larva numa panela quente, com manteiga, e passam no pão. O gosto é parecido com o de foie gras. Tem a cor meio verde, meio azul"

2. Na Coreia do Sul, Ásia: "Experimentei um peixe que eles cozinham numa panela e deixam no fundo do forno por dois dias"

3. No Alasca, América do Norte: "Comi uma cabeça de salmão embalada de um jeito em que o cavalo faz xixi em cima e uma parte do peixe fica como se fosse geleia"

4. Na Etiópia, África: "Comi a raiz de uma árvore que eles socam e fazem uma espécie de massa"

5. Na Tanzânia, África: "Tomei sangue de vaca com leite fermentado.  É como um iogurte e o mingau é adoçado com mel"


COMIDAS EXÓTICAS

Onde: Discovery Travel & Living

Quando: Sábados, às 21h; e TLC HD, às segundas, às 22h10

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host