UOL Entretenimento Televisão
 
04/01/2011 - 07h00

Record estreia minissérie bíblica ao custo de R$ 15 milhões

CLAUDIA DIAS
Colaboração para o UOL

Baseada em uma passagem bíblica, "Sansão e Dalila" estreia nesta terça (4) como uma marco para a TV Record. Não por ser a primeira minissérie da emissora a tratar de um tema religioso - a TV já exibiu "A História de Ester" em 2010. Mas pelos altos investimentos anunciados pela rede: foram quase R$ 15 milhões nos 18 capítulos produzidos em HD (alta definição), com cenas externas gravadas em Natal, no Rio Grande do Norte; em Beberibe, no Ceará, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. 

A adaptação conta com Fernando Pavão e Mel Lisboa nos papeis principais para narrar a história de Sansão, um homem dotado de força fora do normal, capaz de derrotar exércitos sozinho e que tem a força posta à prova por causa do seu amor por Dalila. Mel Lisboa, de volta à TV após 3 anos do seu último trabalho ("Sete Pecados", na Globo), fala com entusiamo do seu novo papel. “É diferente de tudo o que eu já fiz, é um trabalho épico, que teve uma preparação muito intensa. Mas, a minha maior dificuldade foi com o lado psicológico da Dalila. Ela é uma mulher forte, determinada, uma mulher que todo mundo gostaria de ser”, afirmou ela.

  • Ricardo Leal/UOL

    Fernando Pavão interpreta Sansão

Para o intérprete de Sansão, Fernando Pavão, o mergulho no personagem foi ainda mais difícil. Além do aplique, que dá o cabelo responsável por simbolizar a força do personagem, ele teve que aprender a fazer luta. “Eu teria que fazer todas essas cenas, não caberia dublê. Então, eu tive que me preparar fisicamente para isso. Eu faço musculação até hoje, para cumprir a jornada do Sansão”, explicou. O ator, no entanto, não acha que a força do personagem esteja no cabelo. E tem uma explicação para isto. “A força do Sansão não está no cabelo do personagem, acho que está na fé que ele tem. Ele é um nazireu, ou seja, um enviado de Deus que vem ao mundo de salvar o povo hebreu e o cabelo, pela religião, não pode ser cortado. Quando o cabelo é cortado, a fé é abalada e isso tira a força dele.  

Milhem Cortaz vive o antagonista Abbas, comandante do exército filisteu, sanguinário, ambicioso, determinado e cruel. O ator - que já viveu um papel intenso como um policial corrupto em “Tropa de Elite” -  diz que se envolveu tanto com o personagem que viu sua rotina mudar. “Fiquei mais arrogante na rua, com um monte de gente. São coisas que você carrega e precisa saber administrar, para não levar o personagem para casa. Não sei se é porque eu sou jovem, mas não consigo prazer sem dor. Nunca soube não levar o personagem para casa”, disparou.

Além do trio, a minissérie conta com Miguel Thiré, Lu Grimaldi, Joana Balaguer, Luiza Curvo, Rafaella Mandelli, entre outros.


SANSÃO E DALILA
Onde:
Record
Quando: Terça a sexta, às 23h15 (estreia dia 4, às 23h)

Hospedagem: UOL Host