UOL Entretenimento Televisão
 
12/12/2010 - 08h00

Michel Melamed divide-se entre ator e autor em "Afinal, o Que Querem as Mulheres"

PopTV
  • Michel Melamed no lançamento de Afinal, o que Querem as Mulheres? (3/11/10)

    Michel Melamed no lançamento de "Afinal, o que Querem as Mulheres?" (3/11/10)

No teatro, escrever e interpretar o mesmo papel chega a ser rotineiro para Michel Melamed. Mas pela primeira vez ele faz isso na televisão. O que lhe causou uma certa estranheza no processo de criação de "Afinal, O Que Querem as Mulheres?". Na minissérie, ele é um dos quatro autores, dá vida ao psicanalista André Newman e ainda canta a música de abertura, "Nome à Pessoa". "No teatro, isso era indissociável. Na TV, sei de onde veio cada uma das ideias, mas quando fui começar o trabalho de ator, parecia que estava lendo o texto pela primeira vez", garante. E quando o assunto é o protagonista, Michel faz questão de analisar sob dois pontos de vista. Como autor, ele pensou em contar a trajetória de amadurecimento de André. Já sua opinião como ator é ligada ao processo de desenvolver as várias facetas do psicanalista. "O trabalho de ator e o de autor são muito diferentes. O ator é sensorial, é físico, é emocional", aponta.

  • Pedro Paulo Figueiredo/CZN

    Os atores Michel Melamed e Paola Oliveira em cena de "Afinal, O Que Querem As Mulheres?", em Copacabana, no Rio de Janeiro (out./2010)

Na história, Michel interpreta o atrapalhado André, um psicanalista que fez sucesso com um livro que aborda a famosa pergunta feita por Sigmund Freud à condessa Marie Bonaparte. Assim como Freud, o ator não conseguiu encontrar a resposta. "Descobrir o que as mulheres querem é uma tarefa árdua demais. Trata-se do que as mulheres não querem, porque é individualizado o que cada uma quer", analisa. Apesar de não decifrar a questão, Michel teve uma profunda convivência com o universo feminino. Para o ator, foi o suficiente para mudar seu olhar com relação às mulheres. "Cheguei ao ponto de estar andando na rua e meu olhar só conseguir detectar a presença de mulheres", revela. "Fiquei completamente louco e encantado com as mulheres e as suas particularidades", completa.

"Afinal, O Que Querem As Mulheres?" é o segundo trabalho em teledramarturgia de Michel. O primeiro foi "Capitu", no ano passado. Ambos, dirigidos por Luis Fernando Carvalho. A relação entre eles começou quando o diretor convidou Michel para protagonizar a série baseada na obra de Machado de Assis. "Quando o encontrei, vi que ele tinha nas mãos um exemplar de 'Dom Casmurro'. Ele me deu o livro e fez o convite", lembra. Ao final desse projeto, eles se tornaram amigos. Essa proximidade entre o ator e o diretor foi fundamental para o trabalho atual. "A ideia foi do Luis. Ele quis que escrevêssemos juntos e que eu fosse o protagonista", explica ele, que está envolvido com a série desde fevereiro desse ano. "Foram quatro meses escrevendo incansavelmente. Depois começamos a preparação e emendamos com as gravações", revela.

A relação de Michel com a TV já é antiga --ele estreou como apresentador na Band em "Profissão Talento", há 12 anos. Mas a minissérie intensifica seu entusiasmo com o veículo. Tanto que o ator não descarta a possibilidade de fazer uma novela. "Como nunca fiz, acho que seria ótimo. Só é preciso que tenha uma coisa que é fundamental em qualquer tipo de atividade na vida: paixão", diz. Depois de cantar o tema de abertura do programa, Michel se prepara para lançar um CD. Além disso, ele volta ao teatro para dirigir "45 Minutos" espetáculo teatral protagonizado por Matheus Nachtergaele, que estreia em março de 2011.

(Por Natália Palmeira)

Hospedagem: UOL Host