UOL Entretenimento Televisão
 
26/11/2010 - 06h30

Saiba como é o momento de transformação de Rodrigo Faro para a famosa dancinha

ANA JARDIM
Da Redação
  • O apresentador Rodrigo Faro dança Shakira no palco de O Melhor do Brasil (11/11/2010)

    O apresentador Rodrigo Faro dança Shakira no palco de "O Melhor do Brasil" (11/11/2010)

Quinta-feira, dia 11 de novembro, 18h30. No camarim de Rodrigo Faro na Record estão a diretora, o maquiador, a coreógrafa e a figurinista. Além de uma peruca loira lisa e uma cacheada, há também um colante vermelho, uma saia laranja e outra preta de paetês, uma legging e mais um colante cor da pele. É a 73ª vez que o apresentador do programa "O Melhor do Brasil" chega para se transformar em um ídolo da música pop e soltar os quadris no quadro mais esperado do programa, o "Vai Dar Namoro".
 
"O Michael Jackson deve estar se revirando no túmulo. Maldita hora que eu inventei de fazer uma homenagem. Ele morreu e eu dancei",  brinca o apresentador, às gargalhadas, enquanto se prepara para incorporar a cantora Shakira. Michael Jackson foi o primeiro astro imitado por Faro. No dia em que o ídolo pop morreu, o apresentador estava gravando o programa e perguntou à diretora se poderia fazer uma homenagem ao músico. O sucesso foi tão grande que a partir daí, toda semana, suas transformações tornaram-se obrigatórias. "Hoje, quando ando nas ruas, sou chamado de três formas: Rodrigo Faro, ‘Dança Gatinho’ e Lady Gaga."

  • Rodrigo Paiva/UOL

    Rodrigo Faro e bailarinas dançam a música "Hips Don't Lie", de Shakira e Wyclef Jean, no palco de "O Melhor do Brasil" (11/11/2010)

À vontade e sempre brincando com quem está em volta, Rodrigo começa a se trocar. De cueca, logo avisa nosso fotógrafo: "só não vale tirar fotos, por favor". À reportagem do UOL, ele diz que o fator mais importante para que tudo dê certo em sua apresentação é a química que rola entre a equipe. "Esse é o segredo. A total sintonia de todos: assistentes de estúdio, câmeras, plateia...". "O melhor de tudo é que o Rodrigo se entrega completamente, e isso facilita muito o nosso trabalho", conta a figurinista Cinthia Taranto. "Se não fosse assim, o trabalho ficaria 200% mais complicado", completa. 

Quem define em qual cantor Faro vai se transformar é o público, por meio da internet. Já os looks são escolhidos a partir de estudos e comparativos que Cinthia faz com clipes das diversas fases do artista. A palavra final fica a cargo da diretora da atração, Rita Fonseca. "Geralmente, quando a transformação é simples, dura uns dez minutos. Neste caso, como é algo mais elaborado, vamos gastar em torno de uns 20 minutos", explica Fonseca.

Já a dancinha... Para aprender o requebrado de Shakira, Faro levou cerca de quatro horas. "Sem dúvida, Lady Gaga e Michael Jackson foram as performances mais difíceis de fazer", conta o apresentador, que dança nos palcos há um ano e quatro meses. "O Rodrigo é muito disponível. Neste caso da Shakira, ele soube reverter a dificuldade ao seu favor e deu uma requebrada muito boa nos quadris e cintura para entrar no gingado da cantora", conta a coreógrafa Paola Crosara.

Durante a gravação do quadro, Paola diz que se posiciona diante do apresentador e dos bailarinos para dançar junto com eles. "Assim ele também fica mais seguro com relação ao que foi ensaiado, ele vê em mim um espelho", explica.

Tudo pronto no camarim e é hora de entrar no palco, onde cerca de 250 fãs o aguardam. As mulheres gritam demais e os homens brincam: "gatinha! Você está linda!". "Olha lá a Beth Carvalho!", grita a plateia quando Faro entra com a versão de Shakira com cabelo cacheado. "É cada uma, viu! A gente se veste, se transforma e ainda tem que escutar que parece a Beth Carvalho. É a Shakira", retruca.

Ao som de "Waka Waka", "Hips Don't Lie" e "Estoy Aqui" a concentradíssima "Shakira Faro" arrasa no rebolado da colombiana, deixando muita mulher para trás.

"Valeu?", quer saber o dançarino de sua diretora, após sua performance. "E vocês, gostaram?", pergunta à plateia, que com aplausos, gritos e assovios sinaliza aprovação. "Bom, desta vez foi 'f...', curti muito. Obrigado a todos", despede-se antes de sair do palco, às 23h30.

Hospedagem: UOL Host