UOL Entretenimento Televisão
 
03/11/2010 - 07h00

Fortaleza no RJ é transformada em cenário do épico "Sansão e Dalila", da Record

FÁBIA OLIVEIRA
Do UOL, no Rio
  • Fernando Pavão caracterizado como Sansão grava cenas de Sansão e Dalila em Niterói (29/10/10)

    Fernando Pavão caracterizado como Sansão grava cenas de "Sansão e Dalila" em Niterói (29/10/10)

"Vamos esperar esse avião passar e a gente vai gravar". O anúncio, feio no microfone pelo diretor César Rodrigues mostra uma das dificuldades de gravar a minissérie "Sansão e Dalila", da Record, na Fortaleza de Santa Cruz, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. O forte, que foi transformado na cidade de Timna,  é rota de aviões e o barulho das aeronaves faz com que uma cena pequena demore horas para ser finalizada.

O sol, que derrete a maquiagem dos atores, é outro problema. Na sequência, Fernando Pavão, o Sansão, ainda utiliza um pano para cobrir o longo cabelo, já que está na cidade árabe onde moram os filisteus, rivais do protagonista. "Sansão era um homem à frente do seu tempo e queria conhecer as terras vizinhas. Para não ser reconhecido pelos inimigos ele cobre a cabeça", explica o ator. A equipe de reportagem do UOL acompanhou, com exclusividade, a gravação das cenas na última sexta-feira (29/10).

A minissérie, que estreia em janeiro de 2011 e é ambientada em 1100 a.C., foi produzida com riqueza de detalhes. A moeda utilizada na época teve dez moldes. "Demoramos a chegar na cor e no peso certos", conta o produtor de arte Gustavo Pinheiro, que pesquisou durante quatro meses para fazer "Sansão e Dalila" o mais fidedigno possível. 

Montagem na Fortaleza
A montagem do cenário na Fortaleza de Santa Cruz, onde foram gravados takes da feira de Timna, levou um mês para ficar pronta. "Mais de 20 pessoas trabalharam para que tudo ficasse o mais fiel possível", afirma o assistente de cenografia Douglas Leite. O chão foi coberto por 20 metros cúbicos de areia lavada. "Começamos a gravar em 4 de outubro e tivemos algumas chuvas nesse período, que levaram boa parte da areia embora. A gente tem que repor sempre que chove", diz Douglas.

Para gravar as cenas na Fortaleza de Santa Cruz, foram utilizados 60 figurantes, cerca de 20 metros cúbicos de areia lavada, 20 quilos de frutas, dois jumentos, um carneiro, uma ovelha, seis cabras e bodes e 26 galinhas. No local, foram gravadas cenas na feira de Timna. Sansão esbarra sem querer em Judi (Juliana Lohmann) e a moça cai. Fingindo estar machucada, Judi faz charme e pede a Sansão que a leve para casa. Ele, é claro, não se recusa e, quando chega na casa de Judi, reencontra Ieda (Rafaela Mandelli), por quem se apaixona.

Hospedagem: UOL Host