UOL Entretenimento Televisão
 
03/11/2010 - 07h00

Fernando Pavão coloca megahair e passa por maquiagem diária para virar Sansão

FÁBIA OLIVEIRA
DO UOL, no Rio
  • Fernando Pavão em cena de Sansão e Dalila na Fortaleza de Santa Cruz (29/10/10)

    Fernando Pavão em cena de "Sansão e Dalila" na Fortaleza de Santa Cruz (29/10/10)

Para se transformar em Sansão, Fernando Pavão precisa passar por um processo diário de maquiagem que demora 1h20. "Maquiamos o Fernando com o airbrush para que ele pareça bronzeado", explica a maquiadora Suely Fátima Fonseca. Antes das gravações começarem, o ator foi obrigado a colocar um megahair. O aplique foi feito em toda a cabeça e ele conta que demorou para se acostumar com a mudança do visual. "Estranhei no início. O aplique é pesado e se o vento bate, não enxergo nada. Vivo com o cabelo preso. Levei sete horas no salão para colocar o megahair e já tive que retocar duas vezes", conta Fernando.

Fernando também teve que se preparar fisicamente para o personagem. Quando foi escolhido para protagonizar a minissérie, o diretor João Camargo pediu que Fernando intensificasse a malhação. "Fiz muita musculação. Gravamos no Nordeste e eu passava o dia subindo e descendo naquelas dunas", rememora.

A cena mais difícil de gravar, na opinião de Fernando Pavão, foi a que Sansão mata o leão. A sequência foi rodada em estúdio e levou três dias para ser gravada. O leão tem apenas a cabeça, comandada por um técnico vindo de Los Angeles. A paisagem e o restante do corpo do animal serão inseridos mais tarde, no chroma-key. "Já fiz boxe, muay thai e capoeira. Mas nenhuma dessas lutas existia na época. Era mais a força bruta mesmo. De tudo o que aprendi, só utilizei a técnica de queda", lembra o ator, que não usa dublê. No final, Sansão mata o leão, mas fica com a marca das garras do animal em seu braço.

O machucado deixado pelo leão no braço de Sansão foi feito com sangue cenográfico. "São produtos importados", explica a maquiadora Suely Fátima Fonseca. Na hora de retirar, é usado um algodão embebido em uma solução com removedor específico para maquiagem de efeito especial. 

O ator diz que se parece em Sansão quando o assunto é determinação. Para conseguir o papel, Fernando passou por três testes. "Sansão era um cara muito determinado, assim como eu. Ele vai atrás do do quer. Sansão sai de seu povoado, vai até o povo inimigo e se apaixona por uma filisteia, a Ieda", diz.

Hospedagem: UOL Host