UOL Entretenimento Televisão
 
03/11/2010 - 07h00

Entenda a história da minissérie "Sansão e Dalila"

FÁBIA OLIVEIRA
Do UOL, no Rio
  • Juliana Lohmann e Fernando Pavão gravam cenas de Sansão e Dalila (29/10/10)

    Juliana Lohmann e Fernando Pavão gravam cenas de "Sansão e Dalila" (29/10/10)

Numa época em que os hebreus eram oprimidos e perseguidos pelos filisteus -povo inimigo que queria dominar a Terra Prometida-, o poder estava descentralizado e a população que era submetida às ameaças clamava por libertação. Nesse contexto, Zilá (Lu Grimaldi), uma mulher estéril que sempre sofreu por não ter filhos com o marido, Manoá (Roberto Frota), recebe a visita de um Mensageiro de Deus (João Vitti). O homem anuncia que ela teria um filho, mas que seus cabelos nunca poderiam ser cortados, como um voto de consagração a Deus. Esse menino, que receberia o nome de Sansão, nasceria dotado de uma força incomum e começaria a livrar os hebreus da dominação. Sansão (Fernando Pavão) era capaz de derrotar, sozinho, exércitos armados e animais selvagens, mas não resistiria à força de uma mulher que lhe encanta: Dalila (Mel Lisboa).

Mel Lisboa interpretará Dalila, bela mulher filisteia da região do vale do Soreque, território filisteu. A moça despertará o amor de Sansão assim que os dois se encontram pela primeira vez. Vaidosa, Dalila sempre quis vencer na vida e se tornar poderosa. Filha única, sofre na juventude com a obsessão de seu padrasto Rudiju (Roberto Frota), por quem é violentada. Como não encontra amparo na própria mãe, Dalila foge de casa e é amparada por Zaira (Ítala Nandi), que é dona de um bordel.

Ieda (Rafaela Mandelli), a primeira mulher de Sansão, é muito boa e popular, o que desperta o ciúme da irmã, Judi. Juliana Lohmann, atriz que interpreta a personagem, diz que ela quer apenas chamar a atenção. "Judi é uma menina carente e por isso fica arranjando pequenas confusões. Ela quer ser gostada pelos soldados, mas é a irmã quem sempre se sobressai", defende.

Hospedagem: UOL Host