UOL Entretenimento Televisão
 
01/11/2010 - 07h00

Surpreso com sucesso de "Vale Tudo", Gilberto Braga minimiza repercussão

CARLA NEVES
do UOL, no Rio
  • Gilberto Braga durante o lançamento do livro Anos Rebeldes, no Rio (8/6/10)

    Gilberto Braga durante o lançamento do livro "Anos Rebeldes", no Rio (8/6/10)

Gilberto Braga, que completa 65 anos de idade nesta segunda (1º), anda surpreso com o sucesso da reprise de “Vale Tudo”, de 1988, que escreveu ao lado de Aguinaldo Silva e Leonor Bassères.  A reapresentação da novela, desde o dia 4 de outubro, tem garantido a liderança de audiência na TV paga ao canal de reprises Viva.

Autor de outros ícones da teledramaturgia brasileira como “Escrava Isaura”, "Dancin' Days", “Anos Dourados”, “Anos Rebeldes” e "Celebridade", Gilberto minimiza o atual "fenômeno": “tanta repercussão para uma reprise", declarou, por e-mail, à reportagem do UOL.

"Vale Tudo" também não está entre suas obras favoritas. O autor elege duas minisséries como seus melhores trabalhos. “Sinto orgulho de ‘Anos Dourados’ e ‘Anos Rebeldes’”, diz, acrescentando que tem vontade de escrever outro produto do gênero. “Espero voltar a fazer minissérie muito breve”, torce.

Embora saiba da importância de suas obras para a TV, Gilberto entrega que, se pudesse, reescreveria a novela “Brilhante”, estrelada por Tarcísio Meira e Vera Fischer em 1981. “Faria sem censura”, revela.

No momento, Gilberto está focado no roteiro de “Insensato Coração”. Ambientada em Florianópolis, Santa Catarina, que o autor considera de "bom astral, como várias outras do Brasil”, a novela vai substituir “Passione” na Globo a partir de janeiro de 2011.

Para dirigir seu próximo trabalho, Gilberto convidou, mais uma vez, Dennis Carvalho. “Admiro o Dennis e ele me admira. Nos gostamos. Quando ele quer A e quero B, escolhemos um C”, explica o autor sobre como resolve as diferenças de opinião com o diretor.

Há 37 anos atuando como teledramaturgo, Gilberto acredita que a TV ainda é o maior meio de entretenimento brasileiro. Ainda que muita gente acompanhe as novelas pela internet, para o autor, a web não vai substituir a TV. “Espero que isso não aconteça, porque a imagem da TV está tão boa!”, brinca.

Hospedagem: UOL Host