UOL Entretenimento Televisão
 
30/10/2010 - 08h00

Com doses de humor e vilania, o ator Thelmo Fernandes se destaca em "Ribeirão do Tempo"

PopTV
  • O ator Thelmo Fernandes (30/10/2010)

    O ator Thelmo Fernandes (30/10/2010)

Mudanças são sempre bem recebidas. É assim que Thelmo Fernandes, o Nasinho de "Ribeirão do Tempo", encara o rumo que o seu papel está tomando. No começo da trama de Marcílio Moraes, o personagem de Thelmo era um pacato e debochado bajulador de Nicolau (Heitor Martinez). Assim que este confirmou o posto de vilão da história, Nasinho estava lá ao lado do amigo pronto para todas as trapaças e armadilhas elaboradas pelo antagonista do folhetim. "Quando eu vi achei legal. Porque isso enriquece o personagem. Ele é um vilão que não é chapado. Ele tem essa coisa debochada e acaba oscilando na 'Liga do Mal'", conta Thlemo sobre o grupo de vilões formado por Nicolau, Nasinho e Virgílio (Raymundo de Souza).

Além da vilania, o humor é a principal característica que Thelmo tenta imprimir em seu personagem. Nasinho é do tipo que faz tudo que o chefe mandar. Desde investigar seus adversários a até negociar com criminosos. Ele é o braço direito. Em tese, Thelmo não acredita que seu personagem possa trair o melhor amigo. "Entre eles rola uma parceria. Só passaria a perna no Nicolau se for listado naquele programa de delação premiada ou proteção à testemunha",  diz aos risos o ator, que fazia o "Cilada", do Multishow.

Thelmo não esconde a felicidade em estar em uma novela desde o começo. Depois de participar de diversos programas, entre eles, "A Grande Família" e "A Diarista", ambos na Globo,  Thelmo é contratado por obra da Record. "Agradeço tanto ao Edgard quanto ao Marcílio por apostarem e confiarem no meu trabalho. Só tenho a agradecer à Record", revela, referindo-se ao diretor Edgard Miranda e ao autor da novela Marcílio Moraes. Inclusive, Thelmo foi convidado para atuar em "Ribeirão do Tempo"  depois que eles assistiram o ator em "Tom e Vinicius - O Musical". "O Edgard Miranda foi assistir ao espetáculo e adorou. Ele falou: 'Quero ter o Thelmo na novela'. Aí o Marcílio também foi assistir ao musical e também gostou muito de mim e a coisa foi caminhando. O Serrado fazia o Tom Jobim e eu, o Vinicius de Moraes. Ele fez a ponte', conta o ator, que foi bem apresentado pelo companheiro de palco ao diretor e ao escritor. Na época, Marcelo Serrado estava na novela "Poder Paralelo", da mesma emissora.

Além da carreira na TV, Thelmo traz no currículo diversas peças e filmes. "Comecei minha carreira no teatro amador da Ilha do Governador em 1986. Foi em um grupo muito tradicional do bairro chamado Grupo de Artes e Teatro da Ilha do Governador, fundado por Elbe de Holanda, que é um talento inexplicável", recorda. Já em 1995, sob a direção de Antônio Abujamra, na Cia. Fodidos Privilegiados, Thelmo teve um dos seus personagens de maior destaque. "O doutor Camarinha, da peça 'O Casamento', de Nelson Rodrigues, era um papel dramático que tinha uma coisa de comicidade também", revela. Além dos palcos, Thelmo Fernandes também acumula diversos papéis no cinema. "Vejo claramente um amadurecimento profissional. Adoro fazer o meu trabalho. E vamos que vamos", brinca.

(Por Gabriel Sobreira)

Hospedagem: UOL Host