UOL Entretenimento Televisão
 
29/10/2010 - 07h30

Canais de documentário apelam para o sobrenatural e mostram bichos assustados como "sensitivos"

ANTONIO FARINACI
Colaboração para o UOL
  • Cena do vídeo da série Instinto Paranormal (The Haunted), do Animal Planet

    Cena do vídeo da série "Instinto Paranormal" ("The Haunted"), do Animal Planet

"Neste mundo, o mal é uma realidade, nas sombras mais escuras e nos lugares mais comuns. Entre o mundo real e as coisas que tememos, existem portas. Quando elas se abrem, os pesadelos se tornam realidade."

Essa fala bem poderia ser de um filme de Zé do Caixão ou o texto de boas vindas de uma festa de Halloween. Mas é a abertura da série "Assombrações" ("A Haunting"), exibida pelo "Discovery Channel", canal dedicado a documentários e "mídia não ficcional", como informa o site da empresa. Com uma narração que lembra a introdução de "Thriller", de Michael Jackson, o programa se baseia em depoimentos de pessoas que viveram em casas supostamente assombradas e conta suas agruras para se livrar dos fantasmas.

O seriado foi exibido pela primeira vez de 2005 a 2007, nos Estados Unidos, e, na época, já não era o único título no Discovery dedicado a temas do além. "Investigadores Psíquicos" ("Psychic Witness") falava sobre pessoas que dizem se comunicar com os mortos e ajudam a polícia a desvendar crimes.

E o assunto não parou por aí. Em 2009, surgiu "Investigação Psíquica" ("Ghost Lab"), em que uma equipe sai pelos EUA para registrar supostas aparições de fantasma. E os equipamentos utilizados para isso são tão fantásticos quanto os próprios eventos. O que não dizer, por exemplo, da "bio-camera", utilizada para registrar estados emocionais?

Em outubro deste ano, o "Animal Planet" lançou no Brasil seu primeiro seriado sobre percepção extra-sensorial em bichos. "Instinto Paranormal" ("The Haunted"), que já é exibido nos EUA desde 2009, parte da premissa de que os animais são especialmente sensíveis ao mundo dos espíritos e suas manifestações. Com uma linguagem visual que lembra "A Bruxa de Blair", os programas mostram supostos ataques de entidades do mal, defumações, tentativas de exorcismo e animais de estimação muito assustados com toda essa patacoada.

Mas não foram o "Discovery Channel" e o "Animal Planet", ambos do grupo "DCI" (Discovery Communications International), maior veículo de documentários para TV, os únicos canais da tal "mídia não ficcional" a investir em programas sobre o sobrenatural e paranormalidade. Uma rápida zapeada pelo "NatGeo" (joint venture da "National Geographics" e da "Fox") e o "History Channel", revela uma programação que inclui vampiros, zumbis, chupacabras, presídios assombrados, extraterrestres e um verdadeiro "trem fantasma" de atrações. Em tempos de ET Bilu, o telespectador pode bem se perguntar o que quererá dizer "mídia não ficcional".

Veja abaixo a programação de alguns canais a cabo de documentário, em clima de Dia das Bruxas:


PROGRAMAS "SOBRENATURAIS"

"Instinto Paranormal"
O primeiro programa na linha "paranormal" do canal Animal Planet (ligado ao Discovery) estreou no Brasil em outubro. A série investiga a suposta sensibilidade aguçada que os animais têm para fenômenos sobrenaturais. Baseada em depoimentos e filmagens amadoras, a temporada de dez episódiostos investiga o envolvimento de animais nessas ocorrências.
Onde: Animal Planet
Quando: Quintas, às 22h, sextas, às 16h

"Vampiros em Veneza"
Arqueólogo forense italiano utiliza técnicas modernas para analisar o  túmulo de um suposto vampiro do século 16.
Onde: NatGeo
Quando: 2/11, às 22h; 5/11, às 16h (reprise); 16/11, às 16h (reprise)

"A Verdade Sobre os Zumbis"
Programa investiga as práticas religiosas e de magia do Haiti para desvendar o "mistério" dos zumbis —os mortos-vivos.
Onde: NatGeo
Quando: 5/11, às 21h; 6/11, às 5h (reprise); 12/11, às 15h (reprise); 16/11, às 22h (reprise); 17/11, às 6h (reprise); 23/11, às 16h (reprise)

"Exorcismo"
Programa parte do filme "O Exorcista" (1973) para se questionar se, afinal, o demônio e as possessões satânicas são acontecimentos do mundo das almas ou sintomas médicos de distúrbios neurológicos.
Onde: NatGeo
Quando: 9/11, às 21h; 10/11, às 5h

"Vampiros"
Mais um documentário que, com a ajuda de historiadores, especialistas em folclore e cientistas forenses, promete desvendar o que há de real por trás do mito do conde Drácula e do vampirismo.
Onde: NatGeo
Quando: 23/11, às 21h; 24/11, às 5h (reprise); 30/11, às 15h (reprise)

"Caça Misteriosa"
Numa ilha canadense acima do Círculo Polar Ártico, um caçador atira no que pensa ser um urso polar. Mas ele está enganado. Seu guia local diz que nunca viu um animal como aquele. Cientistas tentam desvendar esse mistério e descobrir qual a verdadeira espécie.
Onde: NatGeo
Quando: 25/11, às 14h; 26/11, às 2h (reprise)

"O Chupacabras"
Programa vai atrás de relatos e submete supostas evidências a testes laboratoriais para tentar decifrar o enigma das aparições do "chupacabras". A "entidade" ganhou notoriedade internacional a partir de meados dos anos 90, quando animais de fazendas começaram a ser atacados e mortos. Os relatos começaram em Porto Rico, se espalharam pela América, e chegaram ao Brasil e Estados Unidos.
Onde: NatGeo
Quando: 26/11, às 15h; 30/11, às 22h; 1º/12, às 6h

"Fantasmas Atrás das Grades"
De 1829 a 1971, a Penitenciária de Eastern State foi uma fortaleza construída para manter os piores criminosos longe da sociedade. Desde seu fechamento, há relatos de pessoas que ouviram sons estranhos e alegam ter visto vultos dentro e fora das celas. Uma equipe de cientistas tenta "caçar" esses fantasmas com ensores de movimento, câmeras de visão noturna, sistema de triangulação acústica e scanners
a laser 3D.
Onde: NatGeo
Quando: 30/11, às 16h

"Assombração"
Munidos de gravadores, câmeras especiais e outras geringonças no melhor estilo "caça-fantasmas", uma trupe investiga casos de locais assombrados, como a famosa casa de Amityville, em Nova York, ou o Castelo Muncaster, no norte da Inglaterra.
Onde: NatGeo
Quando: 30/11, às 21h; 1º/12, às 5h


VEJA TAMBÉM

"Assombrações"
Em clima de filme de terror B, com direito a narração tenebrosa, este seriado flerta com o humor involuntário ao contar histórias de casas e lugares "assombrados", baseados em testemunhos. A fórmula básica é: o espírito de uma pessoa atormentada volta para tirar a paz de uma família que acaba de se mudar para a casa de seus sonhos. Geralmente, é o espírito de uma pessoa que viveu nessa mesma casa, há muito tempo, e teve uma morte violenta no local. Não raro, no final, as famílias têm de se mudar, pois o fantasma  "poderoso" demais para ser expulso.
Onde: Discovery Channel
Quando: O seriado está "de férias", deve voltar em 2011. Enquanto isso, assista na TVUOL.


DOCUMENTÁRIOS SOBRE ETs

Caçadores de Óvnis
Este seriado que estreou em junho de 2008 tem quatro especialistas de diferentes áreas como protagonistas. A atração se propõe a separar o que é realidade e o que é ficção quando o assunto é aparecimento de discos voadores.
Onde: History Channel
Quando: Quintas, às 14h (exceto 25/11); Quartas, às 22h (reprise)

Arquivos Extraterrestres
Depoimentos de testemunhas de aparições de objetos voadores não identificados, de céticos e "especialistas" costuram esta série que aborda episódios famosos, como o caso Roswell, relatos de abduções, de quedas de aeronaves, desaparecimentos no TriIangulo das Bermudas e uma suposta ligação dos extraterrestres com o governo dos Estados Unidos.
Onde: History Channel
Quando: Quintas, às 15h (exceto 25/11); Quartas, às 23h (reprise)


O SOBRENATURAL EM CANAIS DE SERIADOS

"Drop Dead Diva"
Modelo bonita e burra morre, mas consegue voltar à Terra, no corpo de uma advogada de sucesso, inteligente... e acima do peso.
Onde: Sony
Quando: Quartas, 14h e 21h; Domingos, 7h e 21h

"Ghost Whisperer"
Melinda consegue se comunicar com espíritos de pessoas que já morreram, mas que não conseguiram "descansar" porque ainda têm algo na Terra a resolver... E eles dependem da ajuda dela.
Onde: Sony
Quando: Quintas, 11h e 20h; Sextas, 11h e 20h

"Medium"
Baseado em histórias supostamente reais, o seriado acompanha o dia a dia de Allison DuBois, médium que ajuda a polícia a resolver crimes.
Onde: Sony
Quando: Sextas, 15h e 22h; Sábados, 1h; Domingos, 6h e 11h

"Supernatural"
Para vingar a morte da mãe em um incêndio misterioso, os irmão Winchester passeiam pelos Estados Unidos de Impala preto, no melhor estilo road movie, caçando lendas urbanas, monstros mitológicos e afins.
Onde: SBT
Quando: Sábados, 1h45
Onde: Warner Channel
Quando: Quintas, 21h30; Sextas, 2h

"True Blood"
No futuro, cientistas japoneses inventam uma bebida que substitui sangue na alimentação dos vampiros, e eles podem coexistir em paz com os seres humanos. É considerado o mais erótico dos seriados de vampiro.
Onde: HBO
Quando: Série está "de férias", volta em 2011; Domingos, 22h

"The Vampire Diaries"
A órfã Elena se vê dividida entre o amor de dois irmãos vampiros, Stefan e Damon Salvatore. A ligação se intensifica quando eles percebem que ela é uma nova personificação de um amor que eles tiveram no passado.
Onde: Warner Channel
Quando: Estreia da 2ª temporada, 3/11; Quartas, às 22h

Hospedagem: UOL Host