UOL Entretenimento Televisão
 
17/10/2010 - 09h30

Thiago Oliveira, ator de "Araguaia", mostra todo o seu gás durante aula de vôlei

PopTV
  • O ator Thiago Oliveira (14/10/2010)

    O ator Thiago Oliveira (14/10/2010)

A energia de Thiago Oliveira parece não ter fim. Com 22 anos, o intérprete do Tavinho de "Araguaia" corre de um lado para o outro, dá cortadas, bloqueia e se joga para fazer defesas durante a aula de vôlei, que acontece em uma academia na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. "Antigamente, falavam que eu era hiperativo, mas isso nunca foi comprovado no médico", conta. O jeito elétrico e a vontade de praticar o esporte até poderiam lhe render problemas. Afinal, todo ator depende do bem estar físico para trabalhar. Por isso, muitos optam por exercícios em que as chances de lesão sejam as mínimas possíveis. Não é o caso de Thiago. "A gente divide nosso corpo com o personagem. Mas minha vida é esporte", constata.

  • Jorge Rodrigues Jorge/CZN

    Thiago Oliveira é adepto da prática de esportes (17/10/2010)

Na novela, pequenos acidentes em cena têm sido mais frequentes para Thiago do que em quadra. Na época em que estava no ar em "Um Anjo Caiu do Céu", da Globo, o ator estava prestes a gravar uma sequência em que seu personagem precisava parar uma moto e cair. Para a gravação, havia um dublê, mas Thiago fez questão de fazer a cena. O resultado não foi o esperado. Ele acabou caindo de mau jeito e luxou o braço. "As cenas mais legais os dublês roubam da gente", justifica. E por ter essa vontade de fazer tudo, o vôlei é importante para dar o condicionamento físico que Thiago precisa. Nas aulas, que acontecem três vezes por semana e são ministradas pela professora Brena Felinto, o ator passa grande parte do tempo treinando os fundamentos do esporte. Essa etapa é importante para aprimorar a técnica. Mas não é a parte da aula que Thiago mais gosta. "Todo mundo gosta do jogo. Tem gente que só chega nessa hora", relata.

Apesar da baixa estatura, Thiago nunca sentiu dificuldades no vôlei, que já pratica o esporte há seis anos. Para driblar a característica pouco favorável ao esporte, o ator tira proveito do salto. "Meu forte é a rapidez e o pulo", destaca. Por isso, ele consegue até mesmo bloquear a cortada de quem joga bem. "Isso compensa a minha altura porque, às vezes, saio mais do chão do que pessoas mais altas que eu", garante. No início, Thiago cansou de ouvir que, se fizesse vôlei, iria crescer mais. "Achava que ia ficar com dois metros de altura", brinca. Mas, pelo menos, conquistou pernas mais fortes, postura e músculos da coluna torneados.

Além disso, Thiago fez muitos amigos no vôlei. Tanto que chegou a formar um grupo para organizar campeonatos. Nas vésperas de um Natal em que a academia que treina ficou aberta durante 24 horas, a turma fez o vôlei da madrugada. "O campeonato encheu. Tinham seis times jogando", conta. Mas o ciclo de amizade no esporte ultrapassa as quadras de vôlei. É que o ator também joga futebol, basquete e faz boxe. O que facilita a prática de tantas modalidades é o fato de todas elas acontecerem na mesma academia. "Quando entrei, ainda estava no colégio e queria fazer tudo", diz ele, que não é muito chegado à musculação. "Não consigo malhar, mas estou tentando", explica.

Agora o ator precisa conciliar os exercícios físicos com as gravações de "Araguaia". Mas isso não vai ser uma tarefa difícil. Afinal, o esporte não pode faltar em sua rotina. "Sempre dá tempo. Qualquer coisa, acordo de madrugada", conta Thiago, que dá vida a um cabeleireiro na novela de Walther Negrão. Na história, Tavinho, quando criança, era um menino de rua. Mas foi adotado por Beatriz (Eva Wilma), que é dona de um salão de beleza. Por isso, ele vai se especializar no exterior e volta para trabalhar no estabelecimento da mãe. "A sinopse deixa claro que o Tavinho poderia estar em qualquer salão do mundo, mas prefere estar ao lado da mãe", afirma.

(Por Luana Borges)

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host