UOL Entretenimento Televisão
 
16/09/2010 - 16h41

Série "Capadocia" antecipa episódio de violência no México

Mauricio Stycer
Crítico do UOL
  • A atriz Cristiana Umaña em cena da segunda temporada de Capadocia da HBO

    A atriz Cristiana Umaña em cena da segunda temporada de "Capadocia" da HBO

A chacina de 72 imigrantes clandestinos no México, assassinados por traficantes de drogas, chocou o mundo pela violência e crueldade. Entre os atores da série “Capadocia” o espanto com a ação teve um ingrediente a mais: num dos episódios da segunda temporada, que estreia neste domingo, 19, ocorre uma situação muito semelhante.

“Parece que ‘Capadocia’ foi uma pitonisa, se antecipou à realidade”,disse o ator Juan Manuel Bernal, em visita a São Paulo para promover o lançamento da série. “O que está acontecendo hoje no México vai ser visto no terceiro ou quarto capítulo”, contou o ator, que faz um dos vilões da série.

  • Divulgação

    Cena da segunda temporada da série "Capadocia" que estreia domingo (19) na HBO

“Capadocia” é a nona produção original realizada pela HBO na América Latina (três delas, “Mandrake”, "Alice" e “Filhos do Carnaval”, foram feitas no Brasil). Ambientada na Cidade do México, em torno de um presídio feminino, a série expõe um lado B do país, com seus problemas de violência, tráfico de drogas, corrupção e negócios escusos.

“Infelizmente, ou felizmente, há muitos personagens reais do México que cabem na série”, disse Bernal. “O programa mostra bem a realidade da violência do país”. O interesse por “Capadocia” transcende, no entanto, a realidade mexicana, como bem observou a colombiana Cristina Umaña. “É uma história que poderia se passar em muitos outros países”, disse a atriz, que interpreta uma presidiária.

O primeiro episódio da segunda temporada faz algumas referências ao final da primeira, mas um espectador que não tenha assistido a série anteriormente não terá muitas dificuldades em entender a trama.

A primeira temporada, realizada em 2008, foi indicada a três Emmy, melhor série dramática, melhor atriz (Cecília Suarez), e melhor ator (Oscar Olivares), mas não ganhou nenhum. Por dificuldades de produção, a sequência que agora estreia demorou mais de um ano para ser feita. Segundo Roberto Rios, da HBO, uma terceira temporada já está encomendada.

*Atualizado às 18h20

Hospedagem: UOL Host