UOL Entretenimento Televisão
 
08/09/2010 - 17h49

Elenco fala sobre "Araguaia", que traz de volta o ambiente rural


Do UOL, no Rio
  • Da esquerda para a direita, Milena Toscano, Murilo Rosa e Cleo Pires na coletiva de imprensa de Araguaia, no Rio (8/9/10)

    Da esquerda para a direita, Milena Toscano, Murilo Rosa e Cleo Pires na coletiva de imprensa de "Araguaia", no Rio (8/9/10)

A câmera percorre uma paisagem interminável e vão surgindo rios, pássaros e mulheres sensuais. O folclore e o misticismo também estão presentes e em alguns momentos “Araguaia”, a nova novela das seis da Rede Globo, que estreia no próximo dia 27, chega a lembrar “Pantanal”. Ao ouvir a comparação, o ator Edson Celulari, que faz parte do elenco, apressa-se em dizer que são produções diferentes.

“O que tem de parecido é o fato de desvendar regiões que até então os brasileiros não conheciam profundamente”, opina Celulari, que aparece somente nos seis primeiros capítulos da novela. “Estou muito triste porque é um grupo muito divertido”, lamentou o ator, um dos mais assediados na coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (8/9), no Projac, no Rio de Janeiro.

“O meu personagem morre porque existe uma maldição em cima dos homens da família dele”, conta Celulari. No enredo principal da novela, o personagem de Murilo Rosa (Solano) também vai ter de fugir do seu destino para evitar a morte.

Celulari, que contracena novamente com a atriz Cleo Pires (eles fizeram a novela “América”, de 2005), contou que nas gravações de “Araguaia” os dois foram parceiros não só nas cenas como nas comilanças. “Tanto eu como a Cleo adoramos experimentar pratos novos e nos esbaldamos na culinária de Goiás. Comemos muita pamonha”, riu ele.

  • Fernando Azevedo/UOL

    Edson Celulari na coletiva de "Araguaia", no Rio (8/9/10)

Para o diretor Marcos Schectman, a melhor definição para a novela é "rurbana", uma mistura entre urbano e rural, tradição e modernidade, natureza e civilização.

Triângulo amoroso

Murilo Rosa, envolvido em um triângulo amoroso com as personagens de Cleo Pires e Milena Toscano em “Araguaia” não se importa em fazer mais um personagem rural. “O Solano é diferente porque ele é emblemático e luta contra uma maldição. É muito diferente do Dinho, de ‘América’ (2005), por exemplo, em que era um homem doce, puro”.

Sobre contracenar com duas beldades, o ator brincou que está bem casado e por isso não corre riscos. E comentou: “Na trama, o Solano se apaixona pela Manuela (Milena Toscano) e vai lutar contra o sentimento que tem por Estela (Cleo Pires)”.

Primeira protagonista

Milena Toscano, que  vive sua primeira protagonista, confessou que está muito nervosa e que fez três testes até ser aprovada. “Vejo este trabalho como mais um degrau que estou subindo na minha carreira”. Para interpretar Manuela, a atriz teve de colocar um megahair. “A ideia era que a personagem ficasse com um ar mais selvagem", contou ela.

Cleo, que se envolve com o personagem de Murilo, mesmo ele sendo seu enteado-- no começo na novela, sua personagem, Estela, é casada com o pai dele, vivido por Edson Celulari -- também está animada com o papel de destaque e defende Estela. "Ela não é uma vilã, não vai fazer maldades, só vai lutar pelo que quer".

Banhos de rio

A sensualidade das mulheres da trama está muito em evidência. Cleo Pires, Milena Toscano, Mariana Rios e Suzana Pires já deram mostras de que vão aparecer com pouca-- ou nenhuma-- roupa em cena. “Vão ter muitos banhos de rio sim, mas não pode aparecer nada por causa do horário, né?!”, brincou Cleo.

Na opinião da atriz, a sensualidade está muito ligada ao ambiente natural da novela e por isso não vai ser algo agressivo. Cleo comentou ainda que, para ela, sensualidade tem a ver com estado de espírito e que em alguns dias ela se acha horrível. “Não há quem não se sinta feia quando toma um fora, por exemplo”.

“Peço que respeitem minha idade”

  • Fernando Azevedo/UOL

    Regina Duarte e Lima Duarte na coletiva de imprensa de "Araguaia", no Rio (8/9/10)

Lima Duarte, que, aos 81 anos, pode dar-se ao luxo de recusar alguns papéis, não tinha como dizer não à Walther Negrão, autor de “Araguaia”. Porém, confessou que às vezes se sente cansado e já chegou a pedir à produção para diminuir o ritmo.

“Outro dia, gravei 90 cenas em uma semana e aí achei que era demais”, contou o veterano que ainda anda à cavalo e prefere a vida simples do sítio que possui no interior de São Paulo à agitação da cidade.

Max, personagem de Lima, é peça-chave na história. Trata-se de um gaúcho que instalou-se no Araguaia nos anos 60 e explora os garimpeiros da região. Vai ser rival de Solano, personagem de Murilo Rosa que, por sua vez, apaixona-se por Manuela (Milena Toscano), filha de Max.

 

Hospedagem: UOL Host