UOL Entretenimento Televisão
 
02/09/2010 - 08h00

Ana Lima se prepara para encarar nova personagem em "Araguaia"

PopTV
  • Ana Lima teve que descolorir os cabelos para viver a manicure Lenita em Araguaia (31/5/2010)

    Ana Lima teve que descolorir os cabelos para viver a manicure Lenita em Araguaia (31/5/2010)

Um novo papel pode trazer mudanças na vida de seu intérprete e com Ana Lima foi isso que aconteceu. Para viver a manicure Lenita, de "Araguaia", próxima novela das seis da Globo, a atriz teve de mudar radicalmente o visual. Ela, que sempre foi morena, precisou descolorir os cabelos e cortar mais de um palmo, até que os fios atingissem a altura dos ombros. "No dia que fiz, levei um susto. Mas a gente aprende o desapego. O cabelo cresce e, depois que acabar a novela, eu o deixo escuro novamente", diz. Mas, quando a trama de Walther Negrão estiver no ar, a partir de setembro, Ana aparecerá ainda mais diferente. Isso porque sua personagem vai usar, a cada semana, uma cor para lá de indiscreta nos cabelos. Em alguns capítulos, Lenita estará com os fios roxos, depois verde, entre outros tons gritantes. Foi justamente por isso que a atriz teve de adotar o louro. "Descolorir é mais fácil do que ficar pintando e também porque o 'spray' pega mais fácil no cabelo claro", explica.

O motivo de toda essa repaginação é que, na história, Lenita é uma manicure completamente desconectada, que sonha com o exterior. Mas ela vive no Araguaia, em Goiás, onde as pessoas levam uma vida rural e calma. "Minha personagem nem percebe que é completamente diferente. Ela age como se estivesse em Nova York", conta aos risos. O núcleo do salão de beleza conta ainda com Eva Wilma, que viverá Pierina, dona do estabelecimento e Thiago Oliveira, como o cabeleireiro Tavinho. Além disso, Lenita vai transitar pelo núcleo do circo. E é por lá que ela deve encontrar seu par. "Minha personagem fica muito amiga do Pimpinela e pode ter uma relação amorosa com ele", revela Ana, referindo-se ao papel de Nando Cunha.

  • Ana Ottoni/Folha Press

    A atriz Ana Lima fez laboratório em diversos salões para conhecer melhor o universo das manicures

Para se preparar para o personagem tão fora do tom, Ana fez laboratório em vários salões de beleza. Tudo para ver de perto as várias maneiras que uma profissional da área tem de se portar. Durante a pesquisa, a atriz percebeu que, dependendo do local, a manicure pode ser mais reservada ou mais falante. "Uma coisa é um salão chique do Rio de Janeiro, em que elas sentam com uma postura rígida e não falam nada. A Lenita não pode ser assim porque ela está no interior", explica a atriz, que também visitou salões em Carangola, sua cidade natal, em Minas Gerais. Lá, Ana Lima encontrou manicures que dão gargalhadas enquanto fazem as unhas de suas clientes. "Com certeza, meu papel vai mais por essa linha", conta. Mas o trabalho de composição da atriz vai além dos salões de beleza. Ana se preocupa em desenvolver sua personagem em todos os aspectos. "Tenho de saber como ela anda, como bebe água. Tudo isso vem de acordo com o texto e com a caracterização", opina.

Agora, Ana lida ainda com a ansiedade de ver o resultado de seu novo trabalho no ar. Simplesmente, porque depois que a novela estrear, no dia 27 de setembro, ela ainda terá de esperar até o 15º capítulo, quando sua personagem começa a surgir na trama. "Como não entro no início, a galera já está quente. Acho que no 25º capítulo, vou estar bem", imagina. E a atriz tem motivos para se sentir à vontade. Esta é a segunda vez que ela faz uma novela de Walther Negrão. A primeira, que também marcou sua estreia em novelas, foi "Desejo Proibido", produção que elege como a mais importante de sua carreira. "A Eulália foi uma personagem que pude desenvolver bem. Ela era meio bronca e, depois que se casou com Argemiro, passou a sorrir", relembra, citando o papel de Emílio Orciollo Neto, com quem também vai contracenar em "Araguaia".

Além disso, Ana já havia trabalhado com Marcos Schechtman, que dirigiu "Caminho das Índias" e assume a mesma função na nova novela das seis da Globo. "Vou estar em casa porque misturou o pessoal de 'Desejo Proibido' com 'Caminho das Índias'", finaliza.

(Por Luana Borges)

Hospedagem: UOL Host