UOL Entretenimento Televisão
 
21/08/2010 - 10h00

Manuela do Monte, a Luciana de "Escrito nas Estrelas", faz análise da sua carreira

PopTV
  • Manuela do Monte, a Luciana de Escrito nas Estrelas, diz que se considera uma mulher tradicional e moderna ao mesmo tempo (20/8/10)

    Manuela do Monte, a Luciana de "Escrito nas Estrelas", diz que se considera uma mulher tradicional e moderna ao mesmo tempo (20/8/10)

Manuela do Monte, a Luciana de "Escrito Nas Estrelas", se considera uma mulher tradicional e moderna. Ela nasceu em Santa Maria, cidade do Rio Grande do Sul, cultiva hábitos criados na cidade natal e, ao mesmo tempo, pertence ao conturbado mundo das cidades grandes.

"Estou há sete anos no Rio de Janeiro, mas parece que cheguei ontem", avalia a atriz, que toma chimarrão enquanto conversa. O sotaque gaúcho é bem discreto. Tão sutil quanto o jeito tranquilo da própria personagem encarnada pela atriz na novela de Elizabeth Jhin.

"Eu não tenho nenhuma desconfiança quanto ao passado da Luciana", garante a atriz sobre seu papel. Na novela, Luciana é uma jovem funcionária da clínica de reprodução assistida que divide apartamento com mais duas amigas. A personagem de Manuela do Monte estava menos evidente nos primeiros meses da novela. "Quando li que a personagem é adotada eu falei 'caraca!'", exclama a atriz referindo-se às mudanças na trama de Luciana.

  • Divulgação/TV Globo

    Em "Escrito nas Estrelas", Madame Gilda (Jandira Martini) conta para Luciana (Manuela do Monte) que ela será muito feliz (5/7/10)

A oportunidade de fazer "Escrito Nas Estrelas" foi através de um teste e a notícia da aprovação chegou próxima ao último Natal. "A Rosana Quintaes me ligou e disse: 'ah, você é a Luciana, irmã do Alexandre Nero e tem uma família ótima!", conta a atriz referindo-se à produtora de elenco explicando detalhes de sua personagem. Manuela revela que a ordem que tinha era de diferenciar seu novo papel de Tonha, personagem fez na novela "Paraíso", em 2009, da Globo. Uma das razões era a proximidade entre as duas produções, cerca de seis meses. "O meu cabelo estava maior e enrolado. Deixei ele liso e dei uma cortada. Ficou ótimo e bem prático", afirma ela, que está feliz com o desenvolvimento da personagem.

As suspeitas sobre o passado de Luciana, o amor não correspondido entre ela e o namorado da companheira de apartamento e a busca pelos verdadeiros pais são algumas das questões que serão esclarecidas pela autora Elizabeth Jhin até a reta final da trama. "Reencontrar com o texto dela foi surpreendente",conta a atriz que já trabalhou com a escritora em 2004, na novela "Começar de Novo", da Globo.

Antes disso, Manuela participou da novela "Malhação" e da minissérie "A Casa das Sete Mulheres", ambas da Globo. "Era uma descoberta a cada dia. Foi só a vida confirmando: 'é, vai em frente!'", explica a atriz referindo-se à estreia na TV com a minissérie dirigida por Jayme Monjardim. De acordo com a atriz foi muito importante viver um papel em uma produção que abordava a história do Rio Grande do Sul. "Tudo aquilo me emocionava muito e os dramas são atemporais", revela.

Ainda quando gravava a minissérie, Manuela foi chamada para fazer teste de elenco em "Malhação". Foram 15 dias de intervalo entre um trabalho e outro. Sair de uma obra de época e ir para uma produção contemporânea exigiu jogo de cintura da atriz. "Saí em um tom e entrei em outro. Em 'A Casa das Sete Mulheres' era quase emoldurado. Já em 'Malhação' éramos todos sentados perto da piscina tomando suco e falando 'e aí', 'ok'", compara. A solução veio com a dica da instrutora de elenco da minissérie Rossela Terranova. "Ela me ligou e disse 'solta esse corpo'", relembra.

Hoje Manuela se considera mais preparada e feliz na carreira escolhida. "Me vejo de forma positiva e satisfeita com tudo o que fiz", avalia. Mesmo tendo interpretado, em sua maioria, personagens de temperamento gentil e romântico, a atriz não descarta a possibilidade de dar vida a uma vilã. "Sinto vontade de fazer um papel totalmente diferente e fugir do óbvio", sugere.

(Por Gabriel Sobreira)

Hospedagem: UOL Host