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03/08/2010 - 20h06

Copa do Mundo e eleições animam mercado de TV por assinatura

DULCE ROSELL
Da Redação

Shutterstock

Durante as eleições, a programação da TV paga pode funcionar como alternativa para quem busca outro conteúdo, acredita Alexandre Annenberg

A Copa do Mundo de 2010 teve um grande impacto no número de assinantes de TV paga neste primeiro semestre. De acordo com a Abta (Associação Brasileira de TV por Assinatura), o Mundial elevou em 13,11% o número de contratos de assinaturas, já que as pessoas tinham a intenção de assistir aos jogos com melhor qualidade audiovisual. Em todo o ano de 2009, o crescimento foi de 18,26%. Em 2006, ano da última Copa do Mundo, o crescimento foi de 9,7%. Ao todo, o Brasil tem 8.425.923 de assinantes de TV por assinatura. Os dados são de junho de 2010.

Para o presidente da Abta, Alexandre Annenberg, o crescimento deve continuar no segundo semestre, quando o horário eleitoral gratuito entrar no ar. Annenberg acredita que a programação da TV paga funciona como alternativa para quem busca outro conteúdo.

No entanto, ele afirma que a associação tem dois desafios pela frente, que dependem da aprovação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações): uma mudança na legislação, com a entrada de novas empresas no mercado; e novas concessões de outorgas, já que as últimas foram concedidas há mais de 10 anos. "Há que ter mais concorrência no mercado e mais abrangência", diz o presidente.

Hoje, no mercado, existem apenas quatro operadoras na liderança: Oi, Telmex, Telefonica e GVT/Vivendi. Com a abertura para novas operadoras no Brasil, haveria espaço para pequenas e médias empresas locais. "Essas empresas de menor porte poderiam levar a TV por assinatura a municípios menores, já que as grandes provavelmente levariam o foco de seus produtos aos centros urbanos", sugere Annenberg.

Essas e outras questões --como a revolução da convergência (multiplataforma) e o desenvolvimento de produtos segmentados para a classe C-- serão apresentadas e poderão ser debatidas na "18ª da Abta 2010 - Feira e Congresso", que acontece em São Paulo entre os dias 10 e 12 de agosto. De acordo com Rubens Glasberg, presidente da Converge Comunicações, neste ano o evento terá 25 empresas da China, além da presença de canais estrangeiros de grande relevância, como o Canal Plus (França) e a Televisa (México), que estão apostando no crescimento do mercado brasileiro. "A expectativa de termos novas empresas trabalhando aqui no Brasil com a TV paga anima as emissoras estrangeiras. Por isso, é necessário um novo planejamento de concessões públicas."

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