UOL Entretenimento Televisão

14/07/2010 - 07h00

Ator de "Passione" fala sobre o difícil processo de composição de seu personagem

PopTevê
  • Luiza Dantas/CZN

    Apesar de atuar desde os 16 anos, o ator Germano Pereira acredita que só agora está realmente pronto para encarar uma novela

Passar dois meses na Itália transformou a vida de Germano Pereira. A viagem marcou o início das gravações da novela "Passione" e conduziu o ator a uma verdadeira imersão no universo daquele país. "Tive de estudar a língua, me integrar ao elenco e ao local. O objetivo era criar uma conexão especial com a cultura italiana", explica. O entusiasmo do ator com a história da família Mattoli é evidente. Isso, inclusive, justifica o cuidadoso processo de composição de Adamo, o filho mais velho de Totó, personagem de Tony Ramos. "Me inspirei muito no cinema neorrealista italiano. Assisti a mais de 70 filmes. É um personagem simples, tocante e muito humano", destaca.

  • Antes da TV, Germano se dividia entre a companhia de teatro "Os Satyros", o cinema e a escrita

A trama de Sílvio de Abreu, dirigida por Denise Saraceni, é o primeiro trabalho do catarinense na televisão. Apesar de atuar desde os 16 anos, ele acredita que só agora está realmente pronto para encarar uma novela. "Tudo aconteceu no momento certo. Estou maduro como ator, sei me posicionar e entender a estrutura do veículo", revela. Antes da TV, Germano se dividia entre a companhia de teatro "Os Satyros", o cinema e a escrita. "Escrever é como se fosse um complemento para a minha atuação", analisa o ator, que se prepara para publicar um livro de poesias no próximo semestre. Antes, ele já lançou a biografia da atriz Irene Stefânia, na série Aplauso, e um livro no qual reescreveu três
clássicos: "Hamlet", de Shakespeare, "Rimbaud na África", sobre o poeta Arthur Rimbaud no continente africano, e "O amante de Lady Chatterley", de D.H. Lawrence.

A carreira de Germano vive um momento produtivo. Além da novela e do livro, o ator aparecerá atuando ao lado de Deborah Secco, no filme "O Doce Veneno do Escorpião", com lançamento previsto para outubro. E também está escrevendo seu próximo espetáculo teatral. "Não consigo largar o teatro por muito tempo", confessa. Aliás, foi através de seu trabalho nos palcos que surgiu o convite para "Passione". "Conheci o Sílvio quando estava encenando o espetáculo 'Hamlet - Gasshô'. Ele gostou do meu desempenho e me indicou para o papel", lembra. Para ele, é um prazer trabalhar com a trama engenhosa criada pelo autor "Muitas surpresas virão. Adamo significa Adão em italiano. O nome do personagem já dá uma pista do que vai acontecer entre ele e Totó", adianta, com ar de mistério.

Nome: Germano Pereira.
Nascimento: 13 de março de 1980, em Joinville, Santa Catarina.
Na TV: "Gosto de minisséries inglesas e comédias americanas"
Ao que não assiste na TV: "Telecurso 2000".
Nas horas livres: "Gosto de escrever, encontrar meus amigos e meditar".
No cinema: "8 ½ ", de Federico Fellini.
Música: "Being Alive", de Stephen Sondheim.
Prato predileto: "Bisteca fiorentina".
Pior presente: "Um chaveiro, de amigo secreto".
O melhor do guarda-roupa: "Minhas calças da 'Diesel'".
Animal de estimação: "Tenho dois labradores, o King e o Sapeca"
Perfume: Allure, da Chanel.
Mulher bonita: Sophia Loren.
Homem bonito: Marlon Brando.
Cantor: Frank Sinatra.
Cantora: Lady Gaga.
Ator: Marlon Brando.
Atriz: Sophia Loren.
Escritor: Sílvio de Abreu.
Arma de sedução: "Sou carinhoso".
Programa de índio: "Ir a qualquer lugar por obrigação".
Melhor viagem: "Inglaterra e França, em 2008".
Sinônimo de elegância: Audrey Hepburn.
Inveja: "De quem fala muitas línguas".
Ira: "Quando falam que estou nervoso".
Gula: "Uma boa churrascaria".
Cobiça: "Tenho vontade de ter uma coleção de carros".
Luxúria: "Uma boca bonita".
Preguiça: "De acordar cedo".
Vaidade: "Cuido do meu corpo praticando esportes".
Filosofia de vida: "Não se lamentar, eliminar o sofrimento e tentar ser feliz".

(por Geraldo Bessa)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host