UOL Entretenimento Televisão

15/06/2010 - 20h16

Ângelo Paes Leme se arrisca nos esportes radicais para interpretar Tito, de "Ribeirão do Tempo"

PopTevê*

Luiza Dantas/Carta Z Notícias

O ator Ângelo Paes Leme vive o personagem Tito na novela da Record (2010)

Para Ângelo Paes Leme, interpretar um amante dos esportes radicais não é uma tarefa difícil. No ar como o aventureiro Tito, de "Ribeirão do Tempo", o ator experimenta, pela primeira vez, um personagem com características semelhantes às suas. Partilhar o mesmo gosto por aventuras é, inclusive, mais um fator que o deixa empolgado com o novo trabalho. "Sempre tive muito contato com os esportes. Surfo há algum tempo, mas agora tive a oportunidade de praticar esportes no ar", empolga-se, referindo-se aos saltos de paraquedas que teve de realizar para interpretar Tito.

Se para alguns a experiência pode ser um tanto assustadora, para Ângelo a adrenalina que o papel oferece foi um estímulo à parte quando foi chamado para protagonizar a novela da Record. "Acho ótimo poder fazer uma novela que sai do comum. Na pele do Tito tenho esse contato com a natureza o tempo inteiro", destaca.

Com um ar descontraído, Ângelo nem precisou passar por grandes transformações para viver o personagem. Praticamente só precisou ganhar uma cor mais bronzeada. Isso porque, na trama escrita por Marcílio Moraes, Ângelo interpreta um jovem dono de uma empresa que oferece passeios ecológicos e esportes radicais.

  • Luiza Dantas/CZN

    O ator Ângelo Paes Leme (2010)

Por isso, além do paraquedismo, teve aulas de "rafting" e "wakeboard". "Entre surfar de 'wake'  e fazer 'rafting', saltar de paraquedas foi o que mais fez a minha cabeça. É uma sensação fantástica", diz, entusiasmado. Apesar do intenso laboratório, Ângelo não dispensou o dublê para gravar as cenas mais arriscadas. "Nem se eu fizesse uns 100 saltos conseguiria fazer as manobras de alta performance que os profissionais fazem", ressalta ele, que considera a experiência essencial para o trabalho de composição de Tito.

Com 17 anos de carreira na tevê e 11 novelas no currículo, Ângelo interpreta um papel de grande importância na trama. Apesar disso, é modesto quando avalia a relevância do novo trabalho. "Acho que o importante é fazer um bom personagem, seja ele protagonista ou coadjuvante", analisa o ator, que estreou na Globo em 1993 na novela "Sonho Meu". Mas Angelo ganhou destaque quando interpretou o "bad boy" Caio de "Por Amor". Para esse carioca de 36 anos, o que há de mais instigante é a oportunidade de viver um papel com características densas. "Gosto de personagens que me deixam inquieto. Que, para humanizá-los, tenho de me aprofundar da melhor maneira possível", destaca.

Desde que passou a integrar o elenco da Record, Ângelo experimenta personagens mais diversificado e de maior destaque, como perigoso Jefferson de "Vidas Opostas" e o traficante Nando da série "A Lei e o Crime". "Estou adorando essa fase. Temos um clima de companheirismo e generosidade", avalia.

Na história, Tito será o pivô de uma briga judicial contra a construção de um resort em uma área ecológica. Apesar de interpretar um personagem de "Ribeirão do Tempo" que defende causas ambientalistas, Ângelo não classifica o personagem como herói ou vilão. É justamente o traço humano, com defeitos e qualidades, de Tito que Ângelo destaca como a melhor qualidade do novo trabalho. "O Marcílio dá essa leitura óbvia.

Ele coloca os personagens com as suas fraquezas", derrete-se. "É assim no nosso caminho. A gente está sempre acertando aqui e errando ali. Caminhamos com a contradição", compara.

* Por Natalia Palmeira

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host