UOL Entretenimento Televisão

14/05/2010 - 00h40

Maitê Proença justifica a infidelidade de sua personagem em "Passione"

PopTevê

Luiza Dantas/Carta Z Notícias

Maitê Proença, atriz que interpreta Stela, uma mulher infiel em "Passione"

Com um olhar tolerante, Maitê Proença é do tipo que veste a camisa de seu personagem. Ela se perde no tempo quando o assunto é justificar as atitudes de Stela, papel que vai interpretar em "Passione", próxima novela das oito da Globo. Na trama, escrita por Silvio de Abreu, a atriz vive uma mulher elegante, rica e sensual, mas infeliz no casamento. Casada com o invejoso Saulo, interpretado por Werner Schünemann, Stela vê na infidelidade a saída para superar o fracasso matrimonial.

"Ela usa isso como um mecanismo para aguentar as dores da vida familiar. É uma espécie de droga e como toda droga tem o lado obscuro", ressalta. E é justamente o lado complexo da personagem que mais entusiasma Maitê com o novo trabalho. "Uma vida dupla é muito difícil de administrar, porque não pode ser espontâneo. Tem de passar uma leveza, mas trabalhada", analisa.

Em 31 anos de carreira –Maitê estreou na televisão como Joaninha, em 1979, na novela "Dinheiro Vivo" da extinta TV Tupi–, esta não é a primeira vez que a loura interpreta uma esposa infiel. Seu trabalho mais recente na TV foi na pele de Nanda, uma mulher rica que traia o marido com Mike, vivido por Odilon Wagner, em "Caminho das Índias".

A semelhança no perfil das personagens, no entanto, não causa incômodo. Pelo contrário. As complexidades do novo papel trazem satisfação para a atriz, que teve, ainda, uma certa dificuldade em definir o tom de Stela.


"Se eu fizesse ela muito sorridente, ia ficar menos interessante. Por isso, eu procurei dar um tom obscuro", explica. Maitê teve de analisar profundamente os motivos que levam sua personagem a trair o marido, bem como os sentimentos dela em relação a própria atitude infiel. Para ela, Stela é uma mulher que sente um estranho bem-estar ao trair, isso porque não tem nenhum sentimento de culpa, mas carrega uma dor.

"Estou tentando fazer uma mulher de verdade. Bem humanizada, sem certo ou errado", pondera. Maitê já está na expectativa da repercussão de sua personagem. "Acho que algumas mulheres vão dizer 'trai mesmo', fazendo uma catarse através da personagem", acredita, sem deixar de lembrar que também pode ser considerada uma vilã pelas mentiras descaradas. "Quem não tem seu lado misterioso que tranca a sete chaves?", indaga a atriz, tentando minimizar a infidelidade da personagem.

Para ela, o preço que se paga pela atitude, faz da personagem a verdadeira vítima de suas próprias traições. "Qualquer passo anticonvencial tem um custo. A mentira dá muito trabalho, a pessoa nunca pode relaxar", observa. Mas não é só de infidelidade que compõe a personagem de Maitê. Apesar do difícil relacionamento com o marido, Stela é uma mãe exemplar. "Ela é amorosa e cuidadosa com os filhos. A casa funciona perfeitamente e ainda se preocupa com o marido. Ela tem bom coração", ressalta.

Se na ficção Maitê dá vida a uma mulher com hábitos mentirosos, longe das gravações a atriz procura manter uma relação transparente com a família. "Sou completamente contra a mentira. Quando eu levava a Maria para tomar vacina e ela perguntava se ia doer eu dizia 'vai, mas é só por
um segundo'", conta ela, comparando a relação familiar de sua personagem com a que mantém com a única filha.

(Por Natalia Palmeira)

 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host