UOL Entretenimento Televisão

24/04/2010 - 00h45

Atriz de "Bela, a Feia" diz que não foi fácil compôr seu primeiro papel cômico

PopTevê

Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias

Roberta Gualda, que vive a Luzia Caldas na novela "Bela, a Feia"

Roberta Gualda encara sua estreia na comédia televisiva, depois de ganhar notoriedade como a invejosa Paulinha, de "Mulheres Apaixonadas", (2003) e ter destaque como a Greice, de "A Favorita" (2008) -novelas que ocuparam o horário nobre da Globo. Quando Roberta parecia destinada a interpretar personagens dramáticos, ela surpreendeu. Disposta a dar um giro na carreira, no ano passado, Roberta mudou de casa.

Convidada pelo diretor Edson Spinello, aceitou interpretar a Luzia Caldas de "Bela, A Feia" e assinou contrato com a Record por três anos. "Fiquei um pouco tensa porque era a minha primeira comédia", conta a atriz, que antes já havia participado do quadro "Retrato Falado", que Denise Fraga mantinha no "Fantástico". No entanto, graças ao apoio de alguns companheiros de elenco, tudo fluiu. Claudio Gabriel e Bia Montez, que fazem comédia há muito tempo, ajudaram-na muito. "Me deram uns toques ótimos", revela agradecida.

Em "Bela, A Feia", Roberta Gualda interpreta a determinada e destemida Luzia, que inicialmente seria apenas uma das funcionárias do almoxarifado e o braço-direito de Bela (Gisele Itié). Depois de algumas reviravoltas, sua personagem passou a ter uma presença mais estratégica na novela. "Isso foi bacana porque ela, pouco a pouco, foi ganhando autonomia", comemora.

Atualmente Roberta Gualda se sente à vontade com a personagem, mas encontrar o tom, principalmente o tempo de comédia, não foi tarefa fácil. "O trabalho de composição é sempre difícil", admite. No entanto, para a atriz o que resulta complexo não deixa de ser atraente. "O grande barato de fazer uma novela é justamente o fato de participar de uma obra aberta", indica Roberta, que foi imprimindo certos matizes a sua personagem segundo a trama ia evoluindo.

Livre adaptação do folhetim colombiano "Yo soy Betty, La Fea", assim como a série norte-americana "Ugly Betty", da qual Roberta é fã, "Bela, A Feia" tem conseguido manter bons índices de audiência, especialmente nesta etapa final. Satisfeita, a emissora já anunciou que a trama, que inicialmente teria 200 capítulos, será esticada para 240. E as constantes modificações serviram para fazer com que a trama passasse a ter 18 pontos de audiência em lugar dos cinco inicias. Mas, segundo a própria Record, a novela ficou sem frente. "Sabemos basicamente o que o público também sabe. Não dá para adiantar muita coisa", reconhece.

Contente com o atual momento, Roberta Gualda, que trabalhou na Globo de 2002 a 2009, faz uma balanço positivo de sua passagem pela emissora e de sua trajetória. "Eu fui feliz enquanto estive lá. Até hoje as pessoas se lembram da Paulinha e da Greice. Mas também estou satisfeita com a mudança. Curto muito fazer a Luzia. Acho que tudo acontece no momento certo", afirma.

A atriz, que começou a estudar teatro aos 14 anos, seguindo os passos da tia Bia Gualda, que fazia aula com Maria Clara Machado no Tablado, também concluiu o curso de Direito, apesar de nunca ter exercido a profissão, e fez mestrado em Comunicação. Se algum dia chegou a ter qualquer tipo de dúvida a respeito de que carreira seguir, hoje qualquer incerteza desapareceu. "Eu quero trabalhar sem parar. Fazer muita novela e também teatro e cinema", declara.

 

(Clarissa González)

 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host