UOL Entretenimento Televisão

20/04/2010 - 15h03

Niemeyer mostra como criou principais obras em documentário sobre Brasília

Da Redação

“Você pode gostar ou não dos palácios, mas não pode dizer que viu antes coisa parecida”. Com este depoimento do arquiteto Oscar Niemeyer, começa o documentário “Brasília. A Construção de Um Sonho”, produzido pelo Discovery Channel.

O especial será exibido pelo canal de TV paga no dia do aniversário de 50 anos da capital brasileira, quarta-feira (21), às 22h.

 

Niemeyer mostra como foram criadas as principais obras arquitetônicas, como o Palácio da Alvorada e a Catedral de Brasília, projetos internacionalmente conhecidos por sua estrutura que parece desafiar a lei da gravidade.

Cenas das obras aparecem entre depoimentos de homens que fizeram parte da construção da cidade, como o sub-chefe de gabinete do presidente Juscelino Kubitschek, Affonso Heliodoro, ou um operário que ajudou a levantar a cidade, João Coragem.

“Se houve um crescimento da dívida externa para construir Brasília, Deus abençoe essa dívida”, defende Heliodoro no documentário.

A Discovery conta, ainda, as dificuldades de erguer a capital do país na então desértica região central brasileira, longe de fornecedores de materiais de construção, de mão-de-obra especializada e sem segurança para a classe operária.

“Passávamos 30 dias sem ver o sol. Era só garoa e frio”, lembra João Coragem, que sabe que muitos colegas operários se feriram gravemente durante as obras -alguns, fatalmente.

“Brasília. A Construção de Um Sonho” resume a aventura de construir a moderna capital desde o seu planejamento até a festa de inauguração, com imagens da época, e comenta a misteriosa morte de JK.

Onde: Discovery Channel
Quando: 21 de abril
Horário: 22h
 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host