UOL Entretenimento Televisão

12/04/2010 - 00h10

"Escrito nas Estrelas" mistura temas polêmicos para contar história de amor

PopTevê
  • Maria Elisa Franco/UOL

    Os atores Humberto Martins (à esq), Nathalia Dill e Jayme Matarazzo durante a apresentação do elenco da novela "Escrito nas Estrelas" (19/3/10)

Unir ciência e religião não é tarefa fácil. Mas a difícil relação entre os temas será o ponto de partida de "Escrito nas Estrelas", novela que ocupa o horário das seis a partir de 12 de abril. A mistura de ciência, reprodução assistida, anjos e reencarnação serve como pano de fundo para contar uma história de amor.

A ideia da trama, escrita por Elizabeth Jhin, surgiu por acaso. Foi quando lia um artigo sobre reprodução humana e os aspectos éticos ligados aos avanços da ciência genética que a autora enxergou a possibilidade de escrever sobre o assunto. "Quando terminei de ler, pensei: quais as consequências desse avanço no plano espiritual? Vi que tinha em mãos a chance de mostrar para as pessoas o que os olhos não podem ver", explica a autora.

Na história, Ricardo Aguillar, vivido por Humberto Martins, é um médico conceituado, dono de uma clínica de reprodução assistida, que sofre um grande abalo logo no primeiro capítulo. Ele perde o único filho, Daniel, interpretado por Jayme Matarazzo, em um acidente de carro. Atrás de uma personalidade séria e rígida, Ricardo esconde um lado cético e amargurado.

"É um personagem que tem uma atitude de soberba em relação à vida. É um homem duro que age como se fosse Deus, pelo fato de poder gerar embriões e propiciar filhos a casais que não poderiam ter", define Humberto.

Depois de entrar em depressão e se isolar em sua casa de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, Ricardo só encontra forças para seguir adiante quando descobre que o filho deixou o próprio sêmen congelado na universidade onde estudava Medicina. Contagiado pela possibilidade de rever o filho, personificado no neto, o médico tentará encontrar a mulher ideal para gerar o filho de Daniel por inseminação artificial.

Aos moldes de Cinderela, Viviane, interpretada por Nathália Dill,  é uma mulher pobre que conhece Daniel, um jovem rico, pouco antes do acidente que lhe tira a vida. A menina é perseguida injustamente pela polícia por um crime cometido por seu pai. Quando tudo parece perdido, ela recebe ajuda do rapaz, que lhe dá carona. A afinidade entre eles é instantânea.

Fatalmente, porém, a promissora história de amor é interrompida pela morte do estudante. Apesar do fim prematuro, Daniel vai continuar transitando em torno dos personagens do folhetim. "Mesmo depois de morto, ele volta a esse plano para tentar proteger Viviane e assim ele vai se apaixonar cada vez mais por ela", adianta Jayme.

Começa, dessa maneira, a abordagem do tema espírita, foco central da trama. Mas nem no plano espiritual eles terão paz para viver uma história de amor. Como em todo folhetim, vilania, ambição e traições não vão faltar em "Escrito nas Estrelas". Ricardo, por exemplo, será uma das principais vítimas do ardiloso Gilmar, vivido por Alexandre Nero.

Planejando botar as mãos na fortuna do médico, ele vai chantagear Viviane, ameaçando entregá-la à policia, caso não aceite se tornar a mãe do filho de Daniel, e consequentemente, herdeira da fortuna da família Aguillar. "É um personagem que não se importa com família e nem com amor. Só pensa em ganhar dinheiro", adianta Alexandre.

Além de Gilmar, uma dupla de vilãs também promete tirar a paz dos protagonistas. Com um leve toque de humor, Sofia e Beatriz, personagens de Zezé Polessa e Débora Falabella, respectivamente, vão fazer de tudo para abocanhar o dinheiro de Ricardo. Inescrupulosas e interesseiras, mãe e filha tentarão fazer com que o médico acredite que Beatriz é a mulher mais indicada para gerar seu neto. "A Beatriz é bem 'tapada', então quem arma tudo é a mãe. A parte divertida é que nem tudo que elas fazem darão certo", revela Débora Falabella.

(Por Natalia Palmeira)

 

 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host